Postar no X
A partir do próximo dia 22 de outubro entra em operação em Paranavaí o radar estático, equipamento que tem como característica a mobilidade e que realiza o controle do tráfego e monitoramento de velocidade em pontos estratégicos das vias. De acordo com Gabriel Santos, gerente administrativo da Ditran (Diretoria de Trânsito) de Paranavaí, o aparelho, que já é utilizado em centenas de cidades brasileiras, deverá garantir mais segurança a motoristas, motociclistas e pedestres e deverá refletir, principalmente, na redução de acidentes de trânsito, que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
Veja também: Resultado da enquete do Paranavaí Online sobre a instalação de radares
Santos explica que o radar já está sendo testado há algumas semanas nas principais vias da cidade, mas só começará a autuar os motoristas e motociclistas a partir do dia 22. “Durante as semanas de teste constatamos que em 90% dos pontos onde o radar foi utilizado os motoristas excediam a velocidade em 20 a 50%, o que é considerado uma infração grave. Isso demonstra a necessidade de um radar móvel para coibir excesso de velocidade e avanços de sinal”, destaca o gerente. Segundo ele, todos os locais propostos a serem fiscalizados já possuem sinalização completa (placas de regulamentação de velocidade).
O radar já está sendo testado há algumas semanas nas principais vias da cidade
Para Guilherme Capriotti, analista de desenvolvimento da empresa que venceu a licitação para fazer a operação do radar, o aparelho é de fácil locomoção e pode ser montado em tripé ou embarcado em veículo. Os dados e imagens (de alta resolução) são registrados sem a interferência do operador, que apenas realiza a fixação do radar e a programação dos parâmetros em cada local.
“O equipamento tira a foto que vai para uma central de processamento onde é feita uma análise da qualidade da imagem. Depois disso encaminhamos para a validação das infrações, que será feita pelos agentes da Ditran, para então ser encaminhada para a Celepar, que será responsável pelo envio da multa. Tudo isso num prazo máximo de 30 dias. Como já acontece normalmente, o motorista que receber a multa terá um prazo para apresentar o condutor e outro para apresentar o recurso, caso haja necessidade”, detalha Capriotti.
Ele lembra ainda que, de acordo com a Resolução 396 de 2011 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), não há mais exigência de placa de alerta para a existência de radares fixos e móveis em vias urbanas e rodovias.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí