Postar no X
Uma reunião realizada nesta sexta-feira (17) entre o prefeito Rogério Lorenzetti e membros da Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (SPAP) discutiu como será feita a administração da entidade a partir de 2011. Alegando falta de estrutura adequada, o grupo solicitou ao chefe do executivo que o município se responsabilize pela estrutura do local, e que a SPAP continue oferecendo um trabalho voluntário, auxiliando a prefeitura nas ações de proteção animal.
O prefeito pediu aos membros que enviem, nos próximos dias, uma correspondência devolvendo a responsabilidade da estrutura ao município, que vai se preparar para assumir o local a partir de fevereiro próximo. Até lá, os voluntários continuarão atendendo de forma provisória, já que não contam mais com espaço disponível para o recebimento de novos animais. O canil, que deveria abrigar cerca de 40 cães, conta, atualmente, com quase 100 animais.
“A SPAP já estava virando um depósito de animais, e não é esse o nosso objetivo. Sabemos que construir novos canis não é o caminho, porque se tivermos espaço para 500 cães esse espaço ficará lotado eventualmente. Entendemos que o melhor caminho é a conscientização e, concomitantemente, o trabalho de castração animal”, destacou Fernanda Zanatta, voluntária da SPAP.
O prefeito agradeceu os voluntários pelo serviço prestado ao município e que ele considera ser de grande importância. “Com esse acordo, vocês voltarão a ser voluntários de uma causa nobre que é a proteção animal”, afirmou.
Planos para o futuro – Resolvida esta primeira questão de ordem operacional, a SPAP e Prefeitura pretendem iniciar, no próximo ano, uma ampla campanha de conscientização que visa incutir na população a responsabilidade da proteção de seus animais.
Ao mesmo tempo, o município tem como objetivo melhorar a atual estrutura da entidade e equipá-la para que possa dar conta, por exemplo, de transportar e manter animais de grande porte.
Uma outra medida que teve a aprovação unânime de quem esteve presente na reunião foi a criação de um programa de castração de animais, que poderá resolver de forma muito significativa o problema de cães e gatos abandonados no município.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí