Município está preocupado com baixa frequência nos cursos gratuitos de aperfeiçoamento do trabalhador


  

Lançado em maio deste ano, o Programa de Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT) busca a qualificação da mão de obra local através da oferta de cursos técnicos gratuitos em parceria com instituições do município. Apesar do alto número de inscritos nos cursos, o que tem preocupado a Agência do Trabalhador, responsável pelo desenvolvimento do projeto, é a baixa frequência nas aulas.

“Quando um novo curso é lançado, em poucos dias todas as vagas são preenchidas. No entanto, a frequência média nas aulas tem sido de apenas 20%. Isso significa que para cada dez inscritos, apenas dois comparecem no dia do curso. Esse tipo de comportamento tem sido muito prejudicial para a continuação do programa e para os demais trabalhadores que estão aguardando na fila de espera. Toda vez que um trabalhador deixa de frequentar o curso, outro trabalhador acaba sendo prejudicado”, aponta o gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone.

O gerente lembra que a qualificação e o aperfeiçoamento da mão de obra são fatores decisivos para entrar no mercado de trabalho ou mesmo conquistar uma promoção. “O nosso desafio é entregar ao mercado de trabalho bons profissionais que possam colaborar com esse círculo virtuoso do progresso e do desenvolvimento em nossa cidade”, salienta.

O PAT é uma realização da Agência do Trabalhador de Paranavaí (através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e conta com a parceria da Unipar, Unespar/Fafipa, IFPR, Fatecie, Sebrae, Senac, Senai, Senar, Aciap e Secretaria Municipal de Assistência Social/ACESSUAS Trabalho.

Atualmente, o programa está oferecendo 12 cursos que incluem recepcionista, tratorista agrícola, contabilidade básica, auxiliar administrativo, atendimento ao cliente e vendas, entre outros, totalizando 240 vagas. Em breve, novas turmas serão abertas e os trabalhadores interessados já podem procurar a Agência.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto