Postar no X
Ônibus novos, readequação dos veículos e bilhetagem eletrônica. Com essas mudanças já em andamento e outras propostas sendo estudadas, a empresa vencedora da licitação para o serviço de transporte coletivo na cidade, está se estruturando para oferecer atendimento de qualidade à população paranavaiense.
Para isso, nove ônibus novos estarão em circulação por toda a cidade e uma das novidades é que os veículos terão elevadores para deficientes. Outra mudança diz respeito ao sistema de bilhetagem, que passará a funcionar com uso de cartões eletrônicos. Os itinerários também serão eletrônicos. De acordo com Santiago, a expectativa é de que até o final de março essas melhorias já estejam à disposição da comunidade. Com essas aquisições, a frota da empresa terá idade média de quatro anos, atendendo com sobras mais uma exigência legal.
A implantação de novas linhas está em fase de estudos técnicos, bem como a alteração dos horários de circulação dos ônibus. Uma vantagem para os usuários é que com a bilhetagem eletrônica, será possível fazer a troca de um veículo para outro sem a necessidade de deslocamento até o terminal central. A mudança também depende dos estudos técnicos referentes à alteração do itinerário, que vai definir, ainda, uma operação específica para ligar a rodoviária à área central de Paranavaí.
Algumas vantagens que o transporte coletivo da cidade já garante aos usuários serão asseguradas, por exemplo, o passe do idoso e o passe do estudante. Embora no caso dos estudantes os municípios de todo o país concedam apenas 50% de desconto, em Paranavaí será mantida a isenção, uma forma de continuar incentivando os jovens e suas famílias. Essa foi uma exigência do prefeito Mauricio Yamakawa, por entender a relevância social do tema.
Cursos de treinamento para os funcionários da empresa serão implementados, primeiros socorros e direção defensiva, por exemplo. A idéia é capacitá-los para atenderem o público da melhor forma possível. Será disponibilizado um endereço eletrônico com informações sobre os trajetos dos ônibus e uma linha telefônica (0800) ficará à disposição dos usuários para tirar dúvidas, fazer sugestões, críticas e elogios.
A licitação onerosa (com o concessionário pagando pelo serviço) foi uma novidade implantada na atual administração municipal. O recurso arrecadado com a onerosidade da licitação no transporte coletivo será investido pelo município na construção de abrigos para proteger os usuários. A implantação desses abrigos está sendo estudada por uma equipe técnica da Prefeitura de Paranavaí, com o objetivo de indicar os melhores locais para serem colocados e o melhor formato a ser utilizado, segundo ressaltou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Silvia Sasaki.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí