Postar no X
Microempreendedores de Paranavaí e outros 28 municípios em situação de emergência ou estado de calamidade público do Paraná, contam com uma nova linha de crédito especial para recuperar as perdas com as chuvas. A linha de financiamento Microcrédito Fomento Recupera é uma linha especial de capital de giro que disponibiliza valores de até R$ 7.500 para microempreendedores informais (faturamento bruto anual de até 60 mil reais) e de até R$ 15 mil para microempreendedores formais, inclusive MEI (faturamento anual de até 360 mil reais).
Os financiamentos podem ser pagos em até 36 meses, incluindo prazo de carência de até seis meses. Os juros cobrados são a partir de 0,63% ao mês. O crédito será liberado de acordo com a capacidade de pagamento de cada empresário. As garantias serão operacionalizadas por meio de aval.
“O empreendimento deve estar localizado em área do município em situação de emergência, ou calamidade pública. A condição de empreendimento afetado deverá ser atestada por meio de visita do agente de crédito responsável pela operação. Essas condições, e o prazo para dar entrada no pedido, estarão vigentes por até 180 dias a contar do prazo em que foi decretado o estado de emergência ou calamidade no município”, explica a agente de crédito do Banco do Empreendedor de Paranavaí, Andréa Alves Vieira.
Emergência – A linha de financiamento Microcrédito Fomento Recupera foi liberada pela Fomento Paraná para os municípios que tiveram sua situação de emergência ou estado de calamidade pública, homologados pelo Governo do Estado.
No caso de Paranavaí, o que atesta que os microempreendedores do município podem usufruir do crédito é o Decreto Estadual nº 3399/2106, que homologou o Decreto Municipal nº 16.558/2016, exarado pelo prefeito Rogério Lorenzetti, que declara situação de emergência em Paranavaí devido às fortes chuvas que causaram danos em vários pontos da cidade por conta das enxurradas. O decreto fio assinado pelo governador Beto Richa no dia 28 de janeiro, e atesta que os atos oficiais de declaração de situação anormal na cidade estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Com a homologação da situação de emergência, a Fomento Paraná pôde criar soluções alternativas para viabilizar recursos financeiros aos municípios para dar respostas rápidas aos danos, como é o caso desta linha de crédito para os microempreendedores.
Quem tiver interesse ou quiser mais informações sobre o Microcrédito Fomento Recupera pode procurar a Sala do Empreendedor, que fica na Rua Marechal Cândido Rondon, 1701 – Centro (dentro da Agência do Trabalhador). O telefone para contato é o 3423-1733.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí