Meio Ambiente apresenta projeto de arborização para área central da cidade


  

Quem nunca parou no sinaleiro em busca de uma sombra, ainda mais em dias de calor quando os termômetros ultrapassam a casa dos 40ºC? Situação complicada até mesmo para os Agentes de Trânsito do município, que procuram estar sempre com bonés e óculos escuros para tentar amenizar a sensação. E para mudar esse cenário, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) apresentou um novo projeto que tem como objetivo aumentar a presença de árvores nas ruas e avenidas da área central de Paranavaí. A ação preventiva irá somar com os trabalhos que a Secretaria já vem realizando, como a substituição de árvores velhas ou prejudicadas por espécies nativas adequadas às áreas urbanas.

Os serviços já começaram e os primeiros plantios estão sendo executados na Rua Getúlio Vargas, com a espécie “Coreutéria” (Koelreuteria Paniculata), que é de porte médio e tem floração e frutificação, de junho até outubro. A árvore Cipó Preto também será uma das espécies utilizadas pela equipe de paisagismo.

Segundo a paisagista da Semam, Luciani Bridi, além de desempenhar um importante papel no clima dos bairros, as árvores também podem ajudar a criar condições para o sucesso econômico. “Uma cidade bem arborizada atrai pessoas para o comércio em dias quentes, pelo conforto térmico e bem estar. O plantio de árvores nas cidades tem aumentado e, consequentemente, tem contribuído com o crescimento e manutenção das florestas, dos parques e dos bosques urbanos”, declara.

Bridi ainda comenta que muitos moradores têm uma visão pontual sobre a função das árvores. Para ela, os benefícios no meio urbano vão muito além da produção de sombra e da beleza paisagística, mas estão ligados à infiltração de água no solo, redução da sensação térmica, barreira para a poluição sonora, quebra de vento, vida para a fauna e flora, liberação de oxigênio e absorção de poluentes.

“Também é importante dizer que muitas pessoas têm o interesse de plantar árvores em frente a sua casa, mas não sabem quais espécies são apropriadas para tal situação. É preciso consultar um profissional qualificado para que as espécies escolhidas tenham um crescimento compatível com a área em que serão plantadas”, concluiu.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto