Postar no X
Uma forma de governo que leva em conta a produção, a capacidade, o merecimento individual e valoriza, através de melhor remuneração, quem de fato entrega bons resultados. Essa é a meritocracia, um sistema que está em estudo e que pode ser implantado em Paranavaí até o próximo ano pela Prefeitura Municipal. Por meio da meritocracia, a Prefeitura deixaria de conceder aumentos lineares de salário e passaria a conceder um abono conquistado por mérito pessoal de cada servidor.
O anúncio sobre a implantação desse sistema no Governo Municipal foi dado pelo prefeito Rogério Lorenzetti durante uma reunião com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Paranavaí (Sinserpar), Eliane Tavares, e representantes de diversas categorias do funcionalismo público municipal, que aconteceu nesta segunda-feira (26).
Na ocasião, o Sindicato apresentou um pedido de aumento salarial linear para todos os servidores. Rogério explicou que, apesar da sua vontade, a decisão de conceder um aumento pode ser desastrosa a médio prazo e prejudicaria as finanças municipais, já que o município passaria do limite considerado prudencial da folha de pagamento.
Segundo o prefeito, neste caso, a saída seria estudar, junto com o sindicato, a implantação da meritocracia, um sistema mais justo do que outros sistemas hierárquicos existentes no país e que valoriza o servidor. Desta forma, o Governo Municipal poderia conceder um abono salarial no final do ano baseado na produtividade individual. Esse abono dependeria do aumento na arrecadação dos cofres municipais.
“Hoje, não tenho como criar os salários que gostaria. Sou um escravo da lei. Mesmo assim, temos coragem para implantar a meritocracia, uma ferramenta moderna de gestão que permite que o desempenho de cada pessoa seja avaliado de forma individual, constatando aumento na produtividade e esforço no desenvolvimento de sua função. Através disso, os servidores poderão ser retribuídos de uma forma mais justa”, explicou Rogério.
A assessoria técnica do prefeito já está buscando informações de locais que tenham implantado este tipo de sistema e que esteja funcionado de forma adequada, como, por exemplo, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Curitiba e o Estado de Minas Gerais.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí