Gás Metano/Eletricidade: Município e Secretaria de Desenvolvimento Urbano podem desenvolver projeto piloto


  

Na audiência em que mantiveram na semana passada, o prefeito Rogério Lorenzetti e o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, iniciaram tratativas para o desenvolvimento de um projeto piloto em Paranavaí para instalar no aterro sanitário um sistema para produção e aproveitamento do gás metano a ser utilizado como combustível para algumas indústrias ou mesmo para geração de energia elétrica, através de uma usina termoelétrica.

“Em algumas viagens, no Brasil e no exterior, conheci técnicas de aproveitamento do gás metano produzido a partir de resíduos e acho que podemos desenvolver alguns projetos para ver a viabilidade econômica de produção de gás metano para indústrias ou para a produção de eletricidade”, disse o secretário.

De imediato o prefeito Rogério Lorenzetti se dispôs a fazer a parceria com a SEDU para este projeto. Pela distância do Distrito Industrial de Paranavaí (DIP) do aterro sanitário, considera inviável a produção de gás metano para a indústria, mas considerou razoável a instalação de uma usina termoelétrica.

O deputado Sebastião Medeiros ficou encarregado de atuar para viabilizar o projeto piloto. “Precisamos de iniciativas como estas e estarei a disposição da SEDU e dos técnicos da prefeitura para viabilizar um projeto piloto que depois poderá ser aplicado em todo o Estado, disse o parlamentar.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto