Postar no X
Com as mudanças no sistema do Cadúnico (Cadastro Único para programas sociais), feitas recentemente pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, centenas de famílias paranavaienses correm o risco de ficar sem os benefícios de diversos programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal, entre eles o Bolsa Família, Mais Leite das Crianças e isenção da tarifa de luz. A informação é da diretora de Gestão do Suas (Sistema Único de Assistência Social), a assistente social Nádia Kotsubo.
Atualmente, cerca de 5.800 famílias do município estão inscritas no Cadúnico Destas, aproximadamente 3.400 recebem o Bolsa Família. De acordo com a assistente social, para garantir a continuidade do recebimento deste e de outros benefícios, as famílias devem procurar a unidade do Cras (Centros de Referência da Assistência Social) mais próxima de sua residência para realizarem a atualização cadastral.
Para isso, elas devem estar munidas dos seguintes documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, último holerite, comprovante de residência, e para os menores de 18 anos, certidão de nascimento.
Segundo Nádia, se até o dia 31 de dezembro os cadastros não forem atualizados, o Bolsa Família será bloqueado. E se continuarem desatualizados até 28 de fevereiro, o benefício será cancelado. Ela ressalta ainda que este tipo de atualização deve ser feita pelo menos a cada dois anos, ou quando houver qualquer alteração no endereço, na renda per capta, na composição familiar, etc. Lembrando que só continuarão recebendo o auxílio as famílias com renda per capta de até R$ 140 reais mensais.
Serviço: As quatro unidades do Cras em Paranavaí ficam localizadas nos seguintes endereços: Vila Operária (Rua João Graff Schreiber, 55), Jardim Maringá (Rua Antônio Fachin, sem número, ao lado da Unidade Básica de Saúde), São Jorge (Rua Jatobá, sem número, próximo ao cemitério-parque) e Moema (Rua Albino Ferracini, 1.181).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí