Energia Fotovotaica aparece como alternativa sustentável e tenta crescer no mercado de Paranavaí


  

Empresas que comercializam e prestam serviços com energia solar fotovoltaica estão procurando ações efetivas para crescerem no mercado. Uma das medidas é se reunir com lideranças e empresários, podendo assim divulgar os trabalhos que podem ser realizados e organizar o setor para aperfeiçoar e captar melhor a exploração de energia solar em Paranavaí.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedectu) e a Aciap (Associação Comercial e Empresarial) de Paranavaí estão participando das reuniões, que tem o intuito de crescer cada dia mais e apresentar a população uma medida alternativa, limpa e sustentável de consumo de energia.

“A comercialização e exploração de energia solar fotovoltaica vem crescendo no Brasil, principalmente por se tratar de uma energia limpa e pelo custo da conta de luz atualmente. A energia solar é uma das alternativas mais buscadas hoje em dia para diminuir significativamente os gastos com eletricidade. Diferente de painéis solares já implantados em muitas residentes, que fazem apenas o aquecimento da água, a energia fotovoltaica gera energia elétrica, podendo suprir o consumo de residências ou empresas e, até mesmo, gerar crédito pelo excedente na fatura”, explica Cássio Linzmeier, empresário do ramo.

Paranavaí, por ter a maior incidência de raios solares no Paraná, tem um potencial energético muito apurado e isso pode atrair novos investimentos. “A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regula a exploração de energia elétrica no Brasil, fez resolução normativa (nº482/2012) que facilita e fomenta a exploração desta energia alternativa. Segundo as novas regras, que começaram a valer a partir de 1º de março de 2016, é permitido a criação de mini usinas consorciadas ou cooperadas podendo ser gerados créditos pela energia gerada em até 60 dias, ou seja, a energia produzida e gerada crédito aqui em Paranavaí, poderá ser abatida em qualquer outro imóvel do Estado. Sendo assim, essa resolução favorece nosso município que deve atrair investidores e consumidores que explorarão essa nossa potencialidade”, disse o secretário da Sedectu, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).

Reunião com empresas e instituições financeiras – Nesta quarta-feira (16/3), empresários e instituições financeiras se reuniram na Aciap para se organizarem e se prepararem para linhas de financiamento para este ramo. Os representantes do Sicredi, Banco do Brasil e Caixa tiveram a oportunidade de se atualizarem sobre o assunto e estudarem a possibilidade de criarem uma linha de crédito específica para dar condições aos novos investidores.

“Nós, empresários do ramo, estamos acreditando e investindo neste grande potencial de produção de energia que Paranavaí possuí. Estamos conscientizando a população que a energia não vem apenas das usinas hidrelétricas. Existem outros meios, e nós estamos oferecendo uma excelente alternativa. Por se tratar de uma ciência nova, as pessoas ainda tem receio de investir na área, mas a legislação dá segurança e favorece o investidor. Estamos procurando soluções com os bancos e a prefeitura para facilitar os negócios para a população. Queremos nos consolidar ainda mais neste mercado promissor e para isso estamos dispostos a emparceirar com outras empresas do setor”, afirmou Linzmeier.

O secretário da Sedectu enfatizou que essa é mais uma oportunidade para agregar valor a economia local. “A nossa secretaria já recepcionou empresários de outras cidades que estão interessados em investir em mini usinas na cidade. O município e a Aciap tem muito interesse em fomentar essa atividade pela potencialidade que temos e a capacidade de atrair investidores neste segmento. É uma excelente oportunidade para nos consolidarmos e sermos referência neste segmento, talvez até ser conhecida como a capital da energia limpa”, garantiu Kaká.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto