Postar no X
Proprietários de estabelecimentos que comercializam equipamentos elétricos e eletroeletrônicos e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente se reuniram nesta sexta-feira (19/08), no auditório da Aciap, para discutir a correta destinação dos resíduos eletrônicos, como televisores, rádios, celulares, eletrodomésticos e equipamentos de informáticas, em Paranavaí.
De acordo com Cláudio Marco, empresário do Grupo CDF, que realizou uma palestra sobre a correta destinação destes resíduos, atualmente, quase 100% da população possui algum tipo de lixo elétrico ou eletrônico estocado em casa. Isso acontece, na maioria das vezes, por causa da facilidade de aquisição desses equipamentos e da inviabilidade econômica de conserto em comparação com os aparelhos novos. Isso sem falar na tecnologia, que fica ultrapassada em prazos de tempo cada vez mais curtos.
Para tentar resolver essa situação, alguns empresários de Paranavaí estão se mobilizando para viabilizar “Eco Pontos” ao redor da cidade com o objetivo de facilitar o descarte dos equipamentos pela população. Depois de coletados, os aparelhos serão levados para uma espécie de central de coleta, onde eles serão recolhidos pelo grupo CDF, que dará a correta destinação aos equipamentos.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Marques, o resíduo eletrônico não é um lixo comum e, portanto, não deve ser descartado como tal. “A presença desses empresários foi de extrema importância, já que, a partir desta reunião, daremos início a implantação de diversos Eco Pontos pelo município”, completou o secretário. De acordo com ele, uma nova reunião deve ser realizada nas próximas semanas para tratar da viabilização dos Eco Pontos e da central de coleta.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí