Eleitores de Paranavaí podem fazer cadastro biométrico para as eleições deste ano


  

Os eleitores de Paranavaí terão uma novidade para o processo eleitoral deste ano. Aqueles que quiserem, poderão realizar o cadastramento biométrico no Fórum Eleitoral da cidade, entre os dias 16 de março e 4 de maio, e votar digitalmente nas eleições. Membros do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) se reuniram nesta quarta-feira (2/3) com o prefeito Rogério Lorenzetti em seu gabinete de trabalho para passar as informações sobre o processo de biometria e fazer algumas reivindicações.

O cadastramento será efetuado em duas etapas, sendo a primeira de maneira voluntária. Porém, a segunda etapa é obrigatória para todos os eleitores, mas será iniciada apenas após os resultados das eleições, que deve acontecer em novembro. A votação de 2016 será híbrida, podendo ser feita da maneira tradicional ou digitalmente, contudo, no processo eleitoral de 2018, toda a cidade votará biometricamente.

Os juízes também trouxeram um ofício do Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, reivindicando ao prefeito a contratação temporária de estagiários para que o processo de cadastramento seja ágil. “Muitas pessoas vão aderir à ideia e realizar o cadastramento já neste ano, por isso, precisamos de estagiários e tendas para atender de maneira rápida e eficiente a população que se dirigir ao local. A Justiça Eleitoral do Paraná é um exemplo a ser seguido. Nosso estado é o primeiro colocado no ranking de cadastros biométricos e, até 4 de maio, esperamos alcançar a marca de 60% dos eleitores cadastros”, afirmou o Dr. Ivo Faccenda, Juiz da 2ª Vara Cível de São José dos Pinhais e membro da corte do TER-PR..

O prefeito Rogério Lorenzetti afirmou que vai se esforçar para contratar os estagiários necessários e ficou feliz pela notícia do cadastramento. “Farei um levantamento junto com o secretário de Fazenda, Gilmar Pinheiro, para realizarmos as contratações dos estagiários. Estamos em um período difícil; a prefeitura tem parte do orçamento já comprometido e precisa conter gastos, mas o cadastramento é necessário. Creio que vamos conseguir atender o Tribunal, além de que é algo que traz confiança a todos os eleitores. O sistema de votação por urnas é confiável, mas o cadastro digital de cada pessoa transmite maior confiança a toda população”, frisou Lorenzetti.

“Esse processo de biometria serve para darmos mais segurança e transparência tanto para o TRE, quanto para os candidatos e eleitores. Sabemos que não será possível executar todo o cadastramento antes das eleições deste ano, mas nossa intenção é efetuar o máximo de cadastros possíveis para que o serviço não fique acumulado para a segunda etapa, pois os eleitores terão um período pré-determinado para realizar o recadastramento. Caso o mesmo não seja concretizado em tempo hábil, será cancelado”, finalizou Faccenda.

Além do Dr. Faccenda, estiveram no gabinete os juízes Dr. José Fogila Júnior (Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, e Diretor do Fórum de Paranavaí), a Dra. Anacléia Valéria de Oliveira Schwanke (Juíza da Vara da Infância e Família de Paranavaí), e membros do Fórum Eleitoral de Paranavaí.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto