Postar no X
Mais de 450 agentes de apoio educacional da rede municipal, que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Centros de Educação Infantil (CEI) conveniados participaram, nesta terça-feira (23), da primeira capacitação pedagógica realizada pela Secretaria de Educação em 2024.
Pela manhã, a palestra foi com Cassiana Magalhães, que é pedagoga Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). O tema foi “Práticas pedagógicas com crianças pequenas e o desenho, como possibilidade de desenvolvimento da imaginação na idade pré-escolar”.
O ato de desenhar é comum a todas as crianças. O desenho infantil revela as diferentes sensações e sentimentos que a criança está vivenciando. As crianças iniciam seus desenhos entre os 18 e 24 meses e essas primeiras manifestações produzidas por elas são conhecidas como garatujas. São traços, inicialmente, desordenados e que os adultos não conseguem entender, embora para elas tenham grande significado. Com o tempo as garatujas vão evoluindo, sendo possível compreender suas intenções. O desenho é uma ferramenta de reações emocionais, já que ainda não podem se expressar pela oralidade ou pela escrita.
Já pela tarde, a palestra foi com Maria Carolina Lolli, pedagoga Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O tema foi “O cuidar e o desenvolver de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.
A base nacional comum curricular é um documento que define os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. A BNCC se fundamenta em quatro pilares: conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Cada um desempenha um papel crucial na formação integral dos estudantes.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí