Postar no X
Agentes da Ditran (Diretoria de Trânsito), representantes da Vigilância em Saúde (Visa) e Polícia Militar, iniciaram nesta quinta-feira (14/8) uma série de visitas de orientação e notificação aos proprietários de veículos abandonados nas vias públicas da cidade. As notificações estão previstas nos artigos 131 e 132 da Lei Municipal nº 583/1971, que proíbe o impedimento de qualquer meio de livre trânsito público. Um levantamento inicial feito pela Ditran aponta mais de 90 veículos abandonados nas ruas de Paranavaí.
“Um dos locais mais críticos é o Jardim São Jorge. Recebemos muitas reclamações e denúncias de vizinhos. Sabemos de casos de pessoas que chegam a se mudar de casa por não aguentar o problema dos veículos abandonados, que vão se deteriorando com o tempo e também causando riscos à saúde pública por serem excelentes criadouros dar larvas do mosquito da dengue”, pondera o diretor de Trânsito do município, Gilmar Narciso Lopes.
O diretor explicou ainda que, neste primeiro momento, as equipes da Ditran, Visa e PM estão identificando os proprietários e indo até os locais fazer as notificações. “A partir da notificação, eles têm um prazo de 30 dias para fazer a retirada dos veículos da via pública. Os veículos também não podem ser colocados na calçada, configurando obstrução do passeio. Passados os 30 dias nós retornaremos aos locais e vamos identificar os veículos com um adesivo, e eles poderão ser recolhidos pela Prefeitura através de uma ação jurídica”, frisou.
Nesta quinta-feira, a primeira notificação aconteceu no Jardim São Jorge, onde em apenas uma rua havia 7 veículos do mesmo proprietário abandonados (entre caminhões, cavalos de bi-trem e carros). O proprietário alegou que todos os veículos estiveram envolvidos em acidentes ou estão com alguma pane motora, e que ele não tem condições de executar o conserto em todos ao mesmo tempo. Mesmo assim ele foi notificado e tem que providenciar a retirada dos veículos da via público em no máximo 30 dias. Ele também foi notificado pela Vigilância em Saúde pela situação de acúmulo de água parada em alguns veículos, podendo ser caracterizados como criadouros de larvas da dengue.
Em um Auto Peças próximo ao Centro de Eventos, foram cerca de 15 veículos encontrados em situação de abandono na via pública e nas calçadas. O proprietário argumentou que alguns dos veículos estão guardados no seu “pátio” e outros estão na fila para conserto.
“Para notificarmos um veículo como sendo abandonado na via pública, algumas características são levadas em conta, como pneus murchos, sinal de ferrugem, ausência de motor ou de bateria. Estamos sendo muito criteriosos e procurando fazer as notificações da maneira mais correta possível”, concluiu Lopes.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí