Ditran aponta uso indevido de cartões de isenção de estacionamento para idosos em Paranavaí


  

Um levantamento feito pelos orientadores de trânsito da Ditran (Diretoria de Trânsito) aponta que as carteirinhas emitidas para a isenção do pagamento de estacionamento e uso de vagas exclusivas para idosos em Paranavaí estão sendo, em muitos casos, usadas de maneira indevida. “Muitos idosos fazem a carteirinha e dão para os filhos ou familiares usar. Isso é contra a lei. A carteirinha do idoso e para uso do idoso. Os orientadores estão, há várias semanas, fazendo um trabalho de acompanhamento desses casos. Onde tem um carro estacionado com a carteirinha, a placa é anotada e o orientador fica prestando atenção para ver se quem vai pegar o carro é realmente o idoso. Esses casos já estão sendo devidamente notificados”, explica o diretor da Ditran, Gilmar Narcizo Lopes.

Segundo informações do gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz, só este ano já foram expedidas mais de 600 carteirinhas de isenção para idosos em Paranavaí. “A procura é grande, mas já estamos de olho no problema do uso indevido. Com a carteirinha, o idoso tem direito de usar as vagas exclusivas ou qualquer vaga do Estar (caso as vagas exclusivas estejam ocupadas) por 2 horas, no sistema de rotatividade.

Mas é preciso fazer um alerta: muitos idosos estão sendo notificados por não colocarem a carteirinha no painel, de maneira visível para os orientadores de trânsito. A carteirinha precisa ficar exposta e não dentro do porta luvas. Se for expedida a notificação não há como cancelar depois, e o idoso terá que pagar como qualquer outro usuário”, esclarece Gabriel.

Para adquirir a carteirinha de idoso para isenção do pagamento do Estar (Estacionamento Regulamentado) e uso das vagas exclusivas, o motorista precisa ter mais de 60 anos e preencher uma solicitação no Setor de Protocolo da Prefeitura, anexando cópias do documento de porte do veículo (em nome do idoso), cópia da Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e uma foto 3x4. Assim que o documento estiver pronto, o responsável da Ditran faz contato com o idoso para buscar a carteirinha.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto