Postar no X
A Ditran (Diretoria de Trânsito) anunciou nesta terça-feira (30/12) a implantação de uma nova etapa do sistema binário em Paranavaí no final do mês de janeiro de 2015. “Esta é uma fase muito importante do binário, porque vai abranger duas vias de grande fluxo de veículos. O município já concluiu todo o processo de licitação para contratação dos serviços de implantação de semáforos, sinalização vertical e pintura mecanizada de sinalização horizontal”, explica o diretor do Ditran, Gilmar Lopes.
A nova fase do binário vai colocar em sentido único duas das vias de maior tráfego da cidade. A primeira delas é a Rua Pernambuco, no trecho compreendido entre a Rua Edson Martins até a Avenida Distrito Federal. A Rua Pernambuco passara a ter sentido único do bairro para o Centro.
A segunda via que fará parte do sistema binário é a Avenida Rio Grande do Norte, que passa a ser sentido único do Centro para o bairro no trecho compreendido entre as avenidas Distrito Federal e Paraná.
“As duas ruas terão três faixas/pistas de rolamento. São vias de acesso essenciais para o município e a implantação do binário vai ajudar a melhorar principalmente o número de acidentes que são registradas em alguns pontos que fazem parte do ranking de maiores índices de acidentes da cidade”, frisa Gabriel Luiz, gerente administrativo da Seprovpat (Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito).
Segundo um levantamento feito pela Polícia Militar em parceria com a Ditran, na Rua Pernambuco e na Avenida Rio Grande do Norte estão 4 dos 10 principais pontos com maior número de acidentes de Paranavaí.
O cruzamento da Rua Pernambuco com a Rua Luiz Spigolon é hoje o 1º lugar em número de acidentes na cidade. O 4º lugar é no cruzamento da Rua Pernambuco com a Rua Amapá. Os cruzamentos da Avenida Rio Grande do Norte com a Rua Souza Naves e da mesma avenida com a Rua Miljutin Cogej, também estão na lista dos 10 pontos com maior número de acidentes.
“A implantação do binário na Rua Pernambuco, por exemplo, vem atender a um pedido da população que utiliza a vida para acesso às escolas e laboratórios de análises clínicas. É uma rua muito movimentada e com rota do transporte coletivo também. Já a Avenida Rio Grande do Norte hoje apresenta um congestionamento muito grande nos horários de pico. Com o binário, o acesso nas duas vias será mais rápido e seguro, uma vez que serão implantados também semáforos nestes pontos onde hoje estão sendo registrados tantos acidentes de trânsito”, frisa Gabriel.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí