Postar no X
O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, José Corrêa, o diretor de Trânsito da Secretaria, Gilmar Lopes, e o engenheiro da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Cássio Perón, acompanharam na manhã desta segunda-feira (15/4), em frente à Prefeitura Municipal, a demonstração de um novo dispositivo de alerta de excesso de velocidade desenvolvido por uma empresa de Maringá.
O aparelho, apelidado de “anjinho”, pode ser utilizado juntamente com o radar móvel e tem finalidade educativa, já que avisa os motoristas caso o limite de velocidade seja ultrapassado. No caso de uma via onde o limite de velocidade é 40 km/h, o motorista que respeitar essa velocidade e passar até 39km/h verá no aparelho a mensagem “parabéns” em verde. Já quem passar entre 40 e 47 km/h verá a mensagem de “atenção” em amarelo. Por fim, aquele motorista que passar acima de 47 km/h vai receber o aviso de “perigo” em vermelho.
“É como se o aparelho dissesse ao motorista: cuidado que esta pode ser a sua última chance antes de se matar ou matar alguém”, explica o proprietário da empresa, Pedro Bortolotto.
De acordo com ele, um pedestre que é atropelado por um carro andando a 60 km/h tem 50% de chance de ir a óbito. Esse número sobe para 95% caso a velocidade do veículo seja de 70 km/h e para 100% caso o carro esteja acima de 80 km/h.
“É um aparelho que trabalha basicamente com a orientação de motoristas. O município vai estudar a viabilidade de sua utilização e, caso a decisão seja favorável, ele poderá inclusive ser utilizado juntamente com o radar móvel”, avaliou Corrêa.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí