Postar no X
O projeto para a recuperação do canal da Avenida Gabriel Esperidião está definido. Isso é o que garante o engenheiro e secretário de Desenvolvimento Urbano (Sudur), Moacir Ferreira Maciel. Ele conta que o engenheiro da empresa R Monteiro Engenharia de Estruturas (de Curitiba) que esteve em Paranavaí nas últimas semanas avaliando o local entregou, nesta sexta-feira, o projeto final das obras estruturais e complementares que permitirá uma execução ao mesmo tempo rápida e viável.
Veja também: Engenheiro de Curitiba vistoria ponte da Gabriel Esperidião
Também nesta sexta-feira, o secretário, juntamente com a equipe técnica da Sedur, apresentou o documento ao prefeito Rogério Lorenzetti que já autorizou a execução do mesmo. Nos próximos dias, os técnicos da Secretaria irão trabalhar no levantamento de custos e no próximo dia 15, terça-feira, apresentarão todos os detalhes do projeto, incluindo o custo total da obra, no Salão Nobre, às 16 horas.
Segundo análise da R Monterio, a estrutura do canal não foi comprometida em sua totalidade. Dos 30 metros totais de extensão, apenas seis terão que ser construídos novamente. Esta parte nova do canal será construída com duas células, para suportar a sobrecarga de terra do aterro. O restante do canal será reaproveitado e irá receber um reforço com concreto simples. O dissipador de energia que existia no final do canal será destruído e no local será construída uma laje de dissipação de energia. A execução de toda a obra deve levar aproximadamente 4 meses. Isso não leva em conta o período necessário para a licitação da mesma.
O secretário da Sedur destaca que o maior desafio será executar a obra com a água passando pelo local e que, por isso, o prazo para a conclusão pode ser estendido. Moacir ressalta ainda que o projeto final foi de comum acordo entre o engenheiro de Curitiba e os técnicos da Sedur, mas não descarta a hipótese de algumas alterações.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí