Cursos de auxiliar de cozinha, confeitaria e costura estão qualificando quase 100 mulheres para o mercado de trabalho


  

Para garantir a inserção no mercado de trabalho, a qualificação profissional é imprescindível. Sabendo disso, cerca de 100 mulheres de Paranavaí estão participando dos cursos de auxiliar de cozinha, auxiliar de confeitaria e auxiliar de costura que estão sendo ofertados gratuitamente pelos programas Mulheres Mil e Pronatec (do Governo Federal) em parceria com o IFPR e Governo Municipal.

Os cursos são divididos em duas partes: aulas teóricas – realizadas no Campus do IFPR -, e práticas – que estão sendo realizadas no Ceagro (Centro Agroalimentar de Paranavaí) e no barracão ao lado da Seagri, totalizando cerca de 200 horas aula. Além de uniforme e material, as alunas recebem ainda uma bolsa de estudos como ajuda de custo.

Para Renata Antunes, supervisora dos cursos de auxiliar de costura e auxiliar de confeitaria, o programa é uma oportunidade para mulheres que estão fora do mercado de trabalho garantirem uma capacitação e buscarem uma oportunidade para melhorar a renda familiar. “Os cursos são abertos depois que realizamos um levantamento da demanda regional. Isso aumenta as chances do mercado absorver essa mão de obra rapidamente”, aponta a supervisora.

Para Valdirene Ferreira de Lima, aluna do curso de auxiliar de confeitaria, o programa será um impulsor para a inserção no mercado de trabalho. “Com essa qualificação pretendo procurar um novo emprego e quem sabe um dia até montar alguma coisa para mim. [...] Estou muito contente com esse curso. É uma oportunidade única porque, além de aprender, ainda ganhamos uma bolsa de estudos, que é mais um incentivo”, afirmou a dona de casa.

O foco do Programa Mulheres Mil é a promoção da autonomia e a criação de alternativas para a inserção no mercado de trabalho. Podem participar do programa mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de extrema pobreza, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, preferencialmente beneficiárias do Bolsa Família.

Para mais informações, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou o Campus do Instituto Federal.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto