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Os consumidores de Paranavaí já podem contar com um novo serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet. Trata-se do site Consumidor.gov.br, que permite ao internauta registrar suas queixas contra produtos e serviços prestados por empresas do Brasil.
Trata-se de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados, monitorada pelos Procons e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.
O serviço já pode ser utilizado pelos consumidores dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Até 1º de setembro de 2014 estará disponível em todo o país.
“É uma ferramenta simples e rápida que o consumidor poderá acessar de seu smartphone, tablet ou computador. Ela não vem modificar os trabalhos realizados junto aos Procons, no entanto traz uma maior comodidade para aquelas pessoas que não disponibilizam do tempo para ir até o órgão formalizar sua reclamação e principalmente para os municípios onde não há Procon”, aponta Aline Campos, coordenadora do Procon de Paranavaí. Segundo ela, dos 399 municípios paranaenses, apenas 54 contam com sedes do Procon.
A plataforma já conta com mais de 100 empresas cadastradas, entre elas as de maior procura como: Telefonia, Operadoras de Cartões de Créditos, Financeiras entre outras. “É uma forma muito simples de fazer a reclamação, a empresa recebe de imediato e tem o prazo de 10 dias para enviar a resposta ao consumidor”, conclui Aline.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí