Postar no X
A noite da última quarta-feira foi de festa para as crianças do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap). Participante do Programa “A União faz a Vida”, da Sicredi União PR/SP, a entidade apresentou os trabalhos desenvolvido pelos alunos durante o ano de 2015. Tendo como base a reciclagem de lixo, as crianças criaram diversos produtos com garrafas pet, caixas de leite, cds, entre outros.
Sem fins lucrativos, o Cecap de Paranavaí é mantido com recursos advindos do poder público, através de convênios, projetos, entidades de diversos setores da sociedade civil, doações e ações realizadas pelos diretores da entidade. A parceria com a Sicredi União PR/SP nasceu há dois anos e lançou sementes que vem dando bons frutos. “É gratificante para nós vermos o brilho no olhar dessas crianças, escutar elas explicarem cada projeto e tudo que elas aprenderam. Sinal de que o programa, que é a principal iniciativa de responsabilidade social e sustentabilidade da cooperativa, está realmente funcionando e despertando nessas crianças o senso de cooperação, de cidadania, de respeito com o próximo, com o meio ambiente e com a comunidade em que vive”, destacou a assessora de programas sociais da Sicredi União PR/SP, Sandra Michels.
Parcerias
A diretora financeira do Cecap, Líria Inês Balestieri, fez questão de ressaltar a importância dos diversos parceiros que contribuem para a manutenção dos projetos da entidade. “Precisamos sempre despertar a conscientização para o trabalho cooperado. Todos aqui no Cecap se envolveram no programa, ajudaram e passaram a enxergar o significado em cada atitude. É um trabalho enriquecedor para todos. Os professores saíram do seu espaço e buscaram coisas novas. Os alunos perceberam a mudança e se envolveram, e os parceiros nos ajudaram a concretizar diversas ações”, disse Líria.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Cecap e coordenadora local do programa “A União faz a Vida”, Rosilene Aparecida Silva, os projetos foram além dos muros da entidade. “Além das expedições investigativas propostas pelo programa, as crianças levaram para casa tudo que aprenderam aqui. As famílias se envolveram, aprenderam a separar o lixo e guardar os materiais que poderiam ser reaproveitados. Isso é muito bacana. Essas crianças estão crescendo mais responsáveis em relação ao cumprimento de seus direitos e deveres na família, na escola e na comunidade”, frisou a coordenadora.
Para o gerente da agência Sicredi de Paranavaí, Rogério Piccoli Pelliza, o sentimento é de missão cumprida. “É muito bom saber que contribuímos com a realização de todo esse projeto. O sentimento de cooperativismo e de cidadania, com certeza, está plantado aqui, no coração dessas crianças”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi União PR/SP - Regional Noroeste