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A partir deste sábado, 15 de março, o consumidor que encontrar um produto com prazo de validade vencido antes de passar pelo caixa do supermercado poderá levar para casa, gratuitamente, um produto idêntico, que esteja dentro do prazo para utilização. A ação faz parte da campanha “De Olho na Validade”, que será lançada em Paranavaí neste sábado, Dia Mundial do Consumidor.
A medida vale para 10 supermercados (sendo três redes) da cidade que assinaram, nesta quarta-feira (12/3), um Termo de Cooperação Técnica com o Procon de Paranavaí e Aciap. A assinatura aconteceu durante reunião realizada na sede da Associação Comercial e que contou com a presença da coordenadora do Procon, Aline Cruz de Campos Garcia, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), e do presidente da Associação Comercial, Guto Costa.
Ao todo serão 13 lojas que vão participar da campanha. Eles estão localizadas no Centro, jardins Ouro Branco, Santos Dumont, Morumbi, São Jorge, Vila Operária, Ipê e Sumaré.
“Na prática, o consumidor será responsável por ajudar o supermercado a fazer o controle dos prazos de validade dos produtos. Além disso, tem a parte educacional de ensinar o consumidor a olhar o que ele está levando para casa”, observou Aline.
O presidente da Aciap parabenizou a iniciativa do Procon local. “É uma iniciativa louvável do Procon que conseguiu reunir mercados de todos os portes e de diferentes regiões da cidade, dando oportunidade para que todos os consumidores ajudem a fiscalizar e exercer o seu direito como cidadão”, apontou Guto.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, a campanha é relevante uma vez que fortalece a credibilidade do setor supermercadista junto ao consumidor. “A adesão desses supermercados mostra que eles estão autoconfiantes do controle de seus produtos”, afirmou Kaká.
A campanha também recebeu a aprovação dos supermercadistas. “É uma iniciativa muito boa que protege os supermercados, estimula a solução imediata do problema e dá mais credibilidade ao setor”, destacou Laércio Gasques, gerente de supermercado que já implantou em sua loja novas formas de controle do prazo de validade dos produtos. “Dividimos a área de alimentos em seis setores – cada um com um responsável - que passam por vistorias diárias. Em menos de um mês já conseguimos reduzir os casos de produto com prazo de validade vencido em quase 95%”, revelou.
Regras – A campanha tem como objetivo estimular os consumidores a conferir o prazo de validade dos produtos no momento das compras e estimular a solução imediata do problema pelo fornecedor. Caso o consumidor encontre produtos com prazo de validade vencido nas gôndolas, poderá levar para casa, sem pagar nada, outro produto idêntico dentro do prazo de validade.
Se a loja não possuir, naquele momento, produto idêntico, o consumidor receberá um produto similar (de igual valor). Se não houver similar, o consumidor deverá escolher um outro produto. Se o valor deste for superior ao valor do produto vencido, ele arcará com a diferença.
O consumidor não poderá receber crédito no valor correspondente ao produto vencido e, ainda, receberá gratuitamente a mesma quantidade de produtos que ele encontrar vencidos na área de vendas.
A compensação somente ocorrerá se o consumidor reclamar no ato da compra (antes de passar no caixa e de sair do estabelecimento). Caso já tenha passado pelo caixa, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de troca.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí