Câmeras viabilizaram prisões e diminuíram índices de violência em área monitoradas


  

O sistema de videomonitoramento implantado em Paranavaí no final do ano passado já viabilizou prisões, apreensões e até serviço de utilidade pública. Além disso, nas áreas monitoradas houve uma redução nos índices de criminalidade.

A informação é do 8º Batalhão Policial Militar, onde fica localizada uma das centrais de monitoramento; a outra fica na Ditran. Um levantamento realizado na unidade militar mostra a eficiência do sistema. “As câmeras têm nos auxiliado muito, porque é como se estivéssemos patrulhando todas as áreas com as câmeras ao mesmo tempo. Além disso, ela tem nos auxiliado em prisões e suas imagens estão servindo de provas nos inquéritos”, testemunha o tenente-coronel Antonio Olímpio Ramires Lima, comandante do 8º BPM.

A tenente Elizângela Cristina de Lima, que está respondendo pela P-5 (Relações Públicas) do 8º Batalhão, fez um levantamento, tomando como base os meses de janeiro de 2011 e de 2012. Segundo o relatório, neste período do ano passado, foram registradas 513 ocorrências em toda a cidade. Desse total, 118 foram no centro da cidade. Em janeiro deste ano, o número de ocorrências caiu na cidade: 404 e 82 foram no centro. No geral, significa uma redução de 21,25%, sendo que na área central a queda de ocorrências foi de 30,51%.

Na região próxima ao Fórum e a concessionária Volkswagen, em janeiro de 2011 foram 16 ocorrências, contra 9 ocorrências no mesmo período desde ano, perfazendo uma queda de 43,75%. No terminal rodoviário urbano, foram registradas 5 ocorrências em janeiro de 2011. Este ano, foram duas, queda de 61%. Na Vila Operária (área monitorada) foram 9 ocorrências em 2011 e 7 em 2012, queda de 22,22%. O mês de janeiro foi escolhido aleatoriamente para fazer o comparativo.

“Os números demonstram claramente a importância deste sistema”, diz a tenente Elizângela. Em todas as áreas que possui o sistema de câmeras houve redução nos índices de ocorrências, atesta a oficial da PM.

É pela eficiência demonstrada pelo videomonitoramento que o prefeito Rogério Lorenzetti esteve recentemente na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiçla buscando apoio técnico e financeiro para ampliar o sistema. “Queremos levar as câmeras à maioria dos bairros. Junto com a Polícia Militar e a Polícia Civil vamos mapear as áreas com maior número de ocorrências para levar o videomonitoramento. O sistema permite a sua ampliação e vamos trabalhar para isso”, diz o prefeito.

Resumo das ocorrências
As ocorrências abaixo tiveram a ação da Polícia Militar, porque os fatos foram visualizados na Central de Monitoramento do 8º Batalhão.

Dia 04.11.11, quando o sistema ainda operava em caráter experimental, prisão e apreensão de drogas, na Serafim Afonso Costa.

Dia 17.11.11, prisão por furto (arrombamento na Farmácia Nissei), na Rua Getúlio Vargas.

Dia 20.11.11, apreensão de 12 motocicletas na Avenida Heitor Furtado por participação de “rachas” e promover algazarras.

Dia 30.11.11, prisão no terminal rodoviário urbano por tráfico de drogas.

Dia 20.12.11, recuperação de objeto furtado, na Rua Paraíba.

Dia 23.01.12, prisão por tráfico na Rua Serafim Afonso Costa.

Dia 06.03.12, utilidade pública. Empresário perde envelope com R$ 4.500,00 e através das câmeras é detectado onde o objeto caiu e identificado um casal que teria “achado” o envelope.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto