Postar no X
Na última quinta-feira (10), cerca de 60 moradores participaram da 2ª Audiência Pública do Plano de Regularização Fundiária. Trata-se de um levantamento para diagnosticar áreas irregulares em quatro bairros de Paranavaí: Vila Alta, Jardim Alvorada, Ouro Branco e Conjunto Hélio Lopes.
O estudo está sendo feito pelo Observatório das Metrópoles da Universidade Estadual de Maringá e vai resultar na regularização de aproximadamente 150 lotes. Na prática, significa que os moradores que não possuem a escritura do imóvel onde moram receberão a documentação.
Com a conclusão do Plano de Regularização Fundiária, a segunda etapa do processo terá início: a regularização, de fato, dos documentos. Assim, quando finalmente estiverem com as escrituras dos imóveis em mãos, os moradores estarão em situação regularizada. Para isso, estão sendo investidos aproximadamente 40 mil reais, sendo aproximadamente 28 mil do Governo Federal e o restante em contrapartida do município. “Estamos garantindo o direito a moradia ao cidadão e tudo gratuitamente para os moradores”, disse o prefeito Rogério Lorenzetti.
Iracema Nazário mora no Conjunto Hélio Lopes. Ela explicou que quando comprou o imóvel não recebeu a escritura, mas agora esta realidade está mudando. “Estou bastante contente porque agora vou dizer que é minha casa.” Miriam Tereza Souza também é do Conjunto Hélio Lopes. Ela disse que o único documento que tem para comprovar que é dona do imóvel onde mora é o contrato de compra. “Isso me preocupava muito, mas agora estou feliz e satisfeita.”
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí