Postar no X
Vivenciar a rotina de uma fábrica e acompanhar todo o processo de produção. Foi isso o que 20 alunos do curso de operador de máquina industrial do Projeto Escola de Fábrica fizeram recentemente.
Eles visitaram a unidade da Morena Rosa em Paranavaí conferindo todos os detalhes. A visita faz parte da segunda etapa do curso, que é totalmente prática. O curso começou no mês de junho e termina em dezembro.
Escola de Fábrica é uma parceria entre a Prefeitura de Paranavaí, o Provopar, a Universidade Federal do Paraná e o MEC (Ministério da Educação), que disponibiliza três cursos diferentes a 60 jovens de 16 a 24 anos.
Além do curso de operador de máquina industrial, o projeto oferece curso de produção de derivados de mandioca, numa parceria com o Cetem (Centro Tecnológico da Mandioca), e de metalmecânica, mediante parceria com a MarquesFund. Vinte alunos participam de cada curso e recebem uma bolsa-auxílio de R$ 150 durante seis meses.
Na primeira etapa dos cursos, que teve duração de três meses, os jovens participaram das aulas temáticas. A segunda etapa compreende toda a parte prática. Para participar do projeto, os alunos precisam freqüentar a escola e o curso regularmente. A presidente do Provopar, Toshie Yamakawa, acompanhou os jovens na visita à Morena Rosa e destacou o entusiasmo dos futuros profissionais. “As visitas às empresas são uma forma de incentivar os alunos. Eles ficaram impressionados em conhecer na prática como funciona a produção de uma empresa”. Toshie ainda comentou que muitas empresas já estão interessadas em contratar os alunos do Projeto Escola de Fábrica.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí