Agentes de trânsito recebem novos coletes que facilitam identificação nas ruas


  

Um novo colete refletivo está sendo usado pelos agentes da Diretoria de Trânsito (Ditran) em Paranavaí. A nova vestimenta, além de facilitar a identificação por parte da população, também garante mais segurança aos agentes, principalmente em rondas e trabalhos noturnos.

Um bom exemplo é o serviço de fiscalização e orientação que vem sendo realizado na Avenida Guaporé, no Jardim Morumbi. “O fluxo de veículos que passa pelo local é grande e é importante que os agentes estejam bem visíveis. Além disso, também queremos que eles sejam facilmente identificados na área central, para acabar de uma vez por todas com algumas alegações de que estão trabalhando as escondidas”, afirmou Edmilson Pedro dos Santos, diretor da Ditran.

Agentes de trânsito recebem novos coletes que facilitam identificação nas ruas, em Paranavaí
Agentes de trânsito recebem novos coletes que facilitam identificação nas ruas

Agentes X orientadores - Diferente do orientador de trânsito que tem a função de vender talonários e fiscalizar a rotatividade dos veículos na área do EstaR, os agentes tem a missão de fiscalizar, orientar e monitorar o trânsito, atender prontamente acidentes e congestionamentos ou qualquer outro evento que possa prejudicar a fluidez do trânsito, bem como aplicar notificações em veículos que cometam infrações no trânsito.

Sobre isso, o diretor do órgão esclarece que não há em Paranavaí qualquer tipo de bonificação ou incentivo para os agentes que aplicam mais notificações de trânsito. “O que algumas pessoas dizem que é uma “indústria de multa” é simplesmente um trabalho feito com mais rigor e frequência, coibindo infrações de trânsito previstas no Código de Trânsito Brasileiro. […] Produzir mais significa fazer com que o sistema funcione de fato, o que gera, consequentemente, um maior número de multas, e isso não é culpa dos agentes e sim dos motoristas que não respeitam a legislação de trânsito”, destaca.

Edmilson concorda que, como em qualquer outro departamento ou empresa, possa haver algum servidor com desvio de conduta, mas garante que casos como este serão sempre acompanhados e fiscalizados com rigor. O diretor também pede para que a população denuncie casos que possam caracterizar desvio de conduta. As denúncias podem ser feitas junto à Ditran ou à Ouvidoria do município, no 156.

Sobre as criticas que o órgão vem recebendo, Santos informa que eventuais privilégios foram cortados e que é natural alguns descontentamentos. Ele também lamenta o fato de alguns motoristas se comportarem de maneira adequada com relação ao estacionamento rotativo em cidades como Maringá e Londrina e não obedecerem as mesmas regras quando estão em Paranavaí.

Outros serviços - Deve-se destacar ainda que além das rondas e notificações, a Ditran também colabora com a organização do trânsito em grandes eventos, como a ExpoParanavaí, e tem realizado um trabalho de fiscalização das vans que prestam serviço de transporte escolar no município, trabalho este que tem recebido o reconhecimento por parte de pais de alunos e proprietários das vans.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto