Postar no X
Em seis meses de trabalho, cerca de 200 empresas foram fomentadas com o programa Inova Paranavaí. Os dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico mostram que durante este tempo foram realizadas 1.689 horas de consultorias, seis oficinas técnicas, dois seminários e mais de R$ 150 mil investidos nas empresas atendidas.
Iniciado em junho deste ano, o programa veio com a proposta de dinamizar o processo de inovação de micro e pequenas empresas e promover o desenvolvimento econômico em curto tempo. Visando enfrentar o cenário de recessão econômica que o país atravessa, o Inova Paranavaí propôs um modelo inédito de programa de âmbito municipal, pois identificava necessidades para estimular o processo contínuo de inovação, gerando aumento de produtividade, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços nas empresas, consequentemente na geração de mais emprego e renda para o município. O programa é fruto de uma parceira da Prefeitura Municipal, Aciap, Sicoob e Sebrae que investiram e conduziram todo o processo.
O Sebrae trabalhou nas empresas os conteúdos de inovação e tecnologia. Foram feitos atendimentos coletivos (gratuitos) e individuais (80% dos valores foram subsidiados). “Cada empresa foi atendida segunda sua necessidade específica. Fizemos mapeamentos, estratégias para melhorias e trouxemos um professor palestrante dos Estados Unidos, que apresentou as novidades do atual mundo dos negócios. Tivemos o retorno das empresas e podemos dizer que todas aproveitaram muito bem os atendimentos e já estão apresentando progressos. A avaliação é a melhor possível”, ressaltou o consultor do Sebrae Wendell Gussoni.
Segundo o presidente do Sicoob de Paranavaí, Rafael Cargnin, o nível de treinamento exposto pelo Sebrae traz o que existe de mais moderno no mercado atual para os empresários de Paranavaí. “A inovação é necessária e as empresas que não se modernizarem tendem a passar dificuldades. Empresas que participaram do treinamento e procuram se modernizar a cada dia são exemplos a serem seguidos. O Sicoob sempre será parceiro de cursos que possam beneficiar os empresários de nossa cidade”, frisou.
Associado ao programa nacional Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, a metodologia consistia em proporcionar às empresas até 80% de subsídios para o acesso a serviços relacionados à inovação e tecnologia, com a finalidade de melhorar os processos, criar novos produtos e serviços e, assim, aumentar a competitividade dos empreendimentos no mercado. Foram feitas diversas consultorias e aperfeiçoamentos desde vitrines, fachadas, iluminação, layout, comunicação visual e elaboração de sites, que corroboraram para a atração de novos clientes e o aumento das vendas.
“O Programa veio atender o que a Aciap já clamava pelo empresariado de Paranavaí: um processo de inovação. Temos grande alegria e satisfação ao ver os resultados e contemplar as mudanças favoráveis aos empresários. Conseguimos perceber que as empresas entenderam o nosso recado de promoção do desenvolvimento”, comemorou o presidente da Aciap Márcio Catiste.
No último mês, na Aciap, aconteceu o encerramento oficial do Programa com os resultados obtidos. O evento contou com a palestra "Gestão e Alto Impacto, Inovação e Economia Criativa", do consultor e escritor Gil Giardelli.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí