Postar no X
O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou os cálculos para recomposição nas tarifas de pedágio nas rodovias que formam o Anel de Integração. Conforme o contrato de concessão, os novos valores passam a vigorar em 1º de dezembro.
Na praça de pedágio de Castelo Branco, a tarifa passará a ser de R$ 8,70 para automóveis de passeio.
As resoluções já foram publicadas no Diário Oficial do Estado e o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que é o órgão estadual concedente, já comunicou as concessionárias da alteração das tarifas, que terão um acréscimo médio de 5,72%.
O índice corrige a inflação setorial acumulada nos últimos 12 meses, de acordo com o previsto no contrato de concessão. Este índice é inferior ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no mesmo período, que atingiu 5,84%.
A Agepar também autorizou o degrau tarifário de 3,82% nas tarifas da Concessionária Ecocataratas, devido à duplicação do trecho entre Matelândia e Medianeira. A obra na BR-277 reduziu em 38,1% o número de acidentes naquele trecho. A aplicação do valor depende de autorização do DER.
O Departamento de Estradas de Rodagens (DER), que é o órgão estadual concedente, ressalta que nos últimos dois anos negociou a retomada de obras nos trechos sob responsabilidade da iniciativa privada. Com isso, as empresas anunciaram novos investimentos, que somam R$ 1,5 bilhão, no Anel de Integração.
Vários trechos serão duplicados, entre eles a Rodovia do Café, entre Ponta Grossa e Apucarana. Também fazem parte do pacote a instalação de terceiras faixas, viadutos, passarelas e vias marginais em áreas urbanas.
Para visualizar a tabela completa com as tarifas de pedágio, clique aqui.
Fonte: Agência Estadual de Notícias