Postar no X
Mais uma Sala do Empreendedor foi instalada na região noroeste do Paraná. Desta vez, o município favorecido foi Paraíso do Norte que, no último dia 5/12, selou o início das atividades com cerimônia de inauguração na Escola do Trabalho. A iniciativa, do Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, objetiva prestar orientações, bem como facilitar, agilizar e desburocratizar a formalização de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais.
Primeira instalada na região da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), a Sala do Empreendedor, em Paraíso do Norte, é a quinta do noroeste do Paraná, já que Roncador, Santa Fé, Goioerê e Altônia também contam com o espaço. Até o final de dezembro, outras quatro serão inauguradas na região noroeste do Estado, totalizando nove salas.
O consultor do Sebrae/PR, Lincoln Marcos Valle, explica que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê a criação de Salas do Empreendedor. “Uma das propostas da Lei Geral é reunir em um único local vários serviços prestados pela Prefeitura e destinados às micro e pequenas empresas. Ao unificar e simplificar o processo de atendimento e de formalização de empresas, o empresário não precisa mais ir de sala em sala em busca de informações”, afirma.
A iniciativa, segundo Lincoln Valle, também faz parte do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo segundo triênio consecutivo em Paraíso do Norte. “Além de formalizar e regularizar empresas, o Sebrae/PR contribuirá fornecendo capacitações e consultorias especializadas de modo a aperfeiçoar a gestão empresarial e melhorar a competitividade dos negócios. A intenção é que a Sala do Empreendedor se torne referência para micro e pequenas empresas.”
Para o prefeito de Paraíso do Norte, Carlos Alberto Vizzoto, mais conhecido como Beto Vizzoto, a Sala do Empreendedor é muito importante por dois motivos principais. Primeiro porque é um canal de aproximação do Sebrae/PR com o município, possibilitando que a Prefeitura Municipal e entidade debatam soluções para o empreendedorismo local. O segundo é o apoio prestado à crescente formalização de microempreendedores individuais.
“Paraíso do Norte já conta com mais de 300 microempreendedores individuais e queremos que esses empresários recebam orientações e capacitações para que permaneçam no mercado e conquistem crescimento. Esse trabalho, que facilita a formalização e o aperfeiçoamento, certamente, gerará um ciclo virtuoso que beneficia o desenvolvimento econômico de todo o município porque estimulará a criação de mais empresas e a geração de novos recursos, empregos, renda e tributos”, enfatiza Beto Vizzoto.
A agente da Sala do Empreendedor, Giselle Bortoloto da Silva, comentou que será realizado cadastro das empresas atendidas e, com isso, será possível reunir dados que ajudem a analisar as necessidades apresentadas pelos empresários. “Assim, será possível conhecer melhor a realidade das empresas e buscar soluções específicas”, completa.
Fábio Cardoso Borba, agente jurídico da Sala do Empreendedor, diz que a expectativa é de que haja bastante atendimento nessa área, porque é comum os empresários terem dúvidas em questões legais. “Vamos prestar orientações em procedimentos de abertura e fechamento de empresas, imposto de renda, notas fiscais, entre outros”, cita.
A Sala do Empreendedor de Paraíso do Norte está instalada na Escola do Trabalho, que fica na Avenida Tapejara, nº 848, telefone (44) 3431-1655. O atendimento é gratuito, basta comparecer no local, em horário comercial, sem necessidade de agendamento prévio.
Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae