Postar no X
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que o Paraná deve pleitear até 2013 o reconhecimento internacional do Estado como área livre da febre aftosa, sem vacinação. “A erradicação desse tipo de doença significa possibilidades comerciais ampliadas e os agricultores sabem muito bem disso”, afirmou o secretário, lembrando que os pecuaristas paranaenses estão engajados no processo de defesa sanitária.
Ortigara adiantou que uma nova campanha de vacinação deverá ocorrer em maio deste ano. Depois disso, a condição da sanidade animal será avaliada periodicamente por técnicos estaduais. O passo seguinte será solicitar ao Ministério da Agricultura uma auditoria da condição sanitária do Estado. “Quem sabe em 2013 a Organização Mundial de Saúde Animal reconheça a nossa condição e declare ao mundo que somos confiáveis”, afirmou.
De acordo com Ortigara, a área de sanidade animal teve diversos avanços ao longo do primeiro ano do governo Beto Richa. Ele destacou a criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), para dar mais vigor ao trabalho que vem sendo feito, a contratação de novos profissionais e o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Sanidade como instrumentos fundamentais para tornar o Paraná exemplo em saúde animal.
O secretário afirmou que o reconhecimento internacional abre novas possibilidades de negócios para os produtores paranaenses. “Podemos ampliar enormemente o faturamento do agronegócio, a geração de divisas para o Estado e as oportunidades de emprego e renda no campo”, disse Ortigara.
Fonte: Agência Estadual de Notícias