Postar no X
O Governo do Paraná vai construir Centros da Juventude nos próximos dois anos, em 30 cidades, Paranavaí sendo uma delas. As obras foram aprovadas nesta sexta-feira (20/03) pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
O projeto, apresentado pela Secretaria da Criança e da Juventude, prevê o investimento de R$ 60 milhões, financiados com recursos do Fundo para a Infância e a Adolescência, que usa recursos do Tesouro do Estado.
A secretária de Estado da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, explicou que diversos critérios selecionaram das cidades que terão os Centros. “Levamos em consideração o número de homicídios na população entre 15 e 19 anos, as apreensões de adolescentes por envolvimento com drogas, as violações de direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e a quantidade de adolescentes cumprindo medida socioeducativa no município”, disse.
A população jovem dos municípios atendidos também pesou na escolha. “Os Centros da Juventude serão abertos ao público em geral, mas devem priorizar os jovens em situação vulnerável, expostos à violência”, falou Thelma.
A lista de cidades pode ser alterada, caso as prefeituras não preencham os requisitos exigidos pela Secretaria da Criança e da Juventude e do Cedca. Entre outras coisas, as prefeituras devem oferecer terreno com 50 por 100 metros e manter o espaço público e a proposta político-pedagógica do programa.
Voltados para jovens entre 12 e 17 anos, os Centros devem ser espaços de referência, acessíveis, abertos e democráticos, que permitam que os adolescentes produzam e acessem bens culturais e artísticos, participem de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes e de ações para formação pessoal, profissional e política. “Além de oferecer serviços, devem ser espaços que permitam aos jovens viver, conviver e aprender”, enfatizou a secretária.
A presidente do Cedca, Ires Scuzziato, explicou que a criação dos Centros da Juventude é reflexo das diretrizes da Conferência da Juventude, em 2008. “A construção destes espaços mostra que estamos amadurecendo nas políticas para a juventude. Estamos restabelecendo a garantia dos direitos do jovem”, disse.
O projeto arquitetônico dos Centros foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu). A construção e compra de equipamentos para cada unidade deve custar cerca de R$ 2 milhões. Cada Centro terá um bloco para atividades educativas (com laboratório, biblioteca, sala de informática, auditório, salas multiuso), um bloco para atividades esportivas (com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo) e piscina. A construção será responsabilidade do Governo do Paraná, e a manutenção, das prefeituras.
Os Centros serão construídos em Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais, Paranaguá, Castro, Maringá, Prudentópolis, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Campo Mourão, Pitanga, Irati, Apucarana, Lapa, Francisco Beltrão, Toledo, Pinhais, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, São Mateus do Sul, Cambé, Palmas, Laranjeiras do Sul, Jacarezinho e Guaratuba.
Fonte: Agência Estadual de Notícias