Postar no X
O zoneamento ambiental do entorno do Reservatório de Rosana, no Rio Paranapanema, que corta o Noroeste do Paraná, foi atualizada para permitir novos empreendimentos, com preservação do meio ambiente. A portaria de atualização do zoneamento, número 229/2015, foi assinada pelo governador Beto Richa e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, nesta quinta-feira (26/11), durante evento em Paranavaí.
“Essa medida atende uma reivindicação de mais de dez anos dos moradores da região e vai garantir mais desenvolvimento, permitir que a população aproveite melhor essa área, sempre com a preservação do meio ambiente”, afirmou o governador.
O reservatório tem cerca de 100 quilômetros de comprimento e abrange Diamante do Norte, Terra Rica, Paranavaí, Santo Antonio do Caiuá, Inajá, Paranapoema, Jardim Olinda e Itaguajé.
O presidente do IAP explicou que há dez anos o zoneamento ambiental do entorno do reservatório de Rosana não era atualizado. “A portaria assinada hoje pelo governador garante uma série de avanços”, afirmou. Será possível dar regularização ambiental a empreendimentos já instalados e adequar novas áreas para novos empreendimentos, como náuticos, imobiliários ou de turismo.
“A portaria dá toda uma abertura para desenvolver mais a região, sempre com respeito ambiental, mas abrindo mais as possibilidades de a população usufruir desse lago artificial, que é uma beleza da região Noroeste”, afirmou Mossato.
Este é o terceiro plano de zoneamento ambiental atualizado na gestão de Beto Richa e há mais dois em estudo no estado. “Isso traz segurança jurídica e ambiental e uma tranquilidade maior aos empreendedores e investidores”, disse o presidente do IAP.
Contribuições - Para a atualização do uso e ocupação do reservatório de Rosana foi criado um grupo de trabalho de servidores do IAP, que recebeu as contribuições de todos os municípios abrangidos e realizou reuniões e vistorias no local para definir a metodologia mais indicada para atender as reivindicações e garantir a preservação ambiental. O novo mapeamento e plano ambiental foram aprovados em audiência pública realizada em dezembro em Santo Antonio do Caiuá.
Atendendo as solicitações, o novo zoneamento do reservatório considerou ampliações das áreas passíveis de ocupação por empreendimentos imobiliários e chácaras de lazer em locais que já estão impactados. Porém, as Áreas de Proteção Permanente permanecem protegidas da mesma forma que no zoneamento anterior.
Reservatório - O reservatório é de propriedade de Duke Energy – Geração Paranapanema S.A, que atendeu as solicitações do IAP ao avaliar as questões pertinentes e rever as atividades que podem ser desenvolvidas no seu entorno.
Fonte: Agência Estadual de Notícias