Frota de veículos dobrou em uma década no Paraná


  

Nos últimos dez anos, a frota paranaense de veículos em circulação dobrou. Dados da Assessoria de Planejamento do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) mostram que o número de carros registrados no Estado saltou de 2,5 milhões em 2001 para mais de 5 milhões em 2010. Com isso, a média de veículos para cada dez habitantes subiu de 2,6 para 5,8 no período.

O crescimento da frota e o consequente aumento na demanda por serviços de trânsito é um dos pontos abordados no plano de melhorias que deve ser elaborado pela autarquia ainda neste ano. “Esta situação traz para o sistema do Detran uma sobrecarga de trabalho e é um dos motivos pelos quais o planejamento institucional tem que ser efetuado em longo prazo”, explica o diretor-geral do departamento, Marcos Traad.

“Uma das metas do governador Beto Richa é justamente modernizar, aumentar a capacidade e agilizar o atendimento ao cidadão. Essas são algumas das mais importantes medidas que vamos realizar até o final de 2011”, completa.

Ranking – Com 5.160.354 veículos registrados no ano passado, o Paraná foi apontado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como o terceiro estado brasileiro com o maior número de carros, motocicletas, ônibus e caminhonetes circulando em vias públicas. No ranking nacional, o estado aparece atrás apenas de São Paulo (20,5 milhões de carros) e Minas Gerais (7 milhões). A frota paranaense corresponde a quase 8% dos 64,817 milhões de veículos registrados em todo o País.

Entre as cidades, Curitiba aparece com 1,2 milhão de carros, número abaixo de São Paulo (6,3 milhões), Rio de Janeiro (2 milhões) e Belo Horizonte (1,3 milhão).

Paraná – Além da Capital, que já tem sete veículos para cada dez habitantes, outros municípios paranaenses registraram grandes frotas de veículos em 2010. Londrina, na região Norte do Estado, somou mais de 284 mil carros. Maringá, no Noroeste, tinha 237.656 veículos, seguida por Cascavel (157,7 mil), Ponta Grossa (140,3 mil) e Foz do Iguaçu (118,8 mil).

No sentido contrário, entre as cidades paranaenses com menor frota estão: Guaraqueçaba (367 carros), Santa Inês (526), Nova Aliança do Ivaí (491), Ariranha do Ivaí (765), Iguatu (735) e Miraselva (744).

Mercado aquecido – A indústria de veículos foi o segmento que mais contribuiu para que o setor industrial paranaense crescesse 14,2% no último ano, acima da média nacional, que foi 10,5% . Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Paraná a produção das montadoras aumentou 57,6%, consolidando 2010 como o melhor ano da história do pólo automotivo da Grande Curitiba.

Segundo o coordenador de veículos do Detran-PR, Cicero Pereira da Silva, “além do aumento do poder aquisitivo da população, os consumidores encontraram mais facilidade no financiamento e, durante um período, tiveram a redução no Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI”.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto