Postar no X
O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca, entregou nesta quarta-feira (04/02), 23 casas na cidade de Santa Izabel do Ivaí.
As residências completam a segunda fase da construção de um conjunto habitacional de 55 unidades - em que as primeiras residências foram entregues em 2007.
Conjunto Habitacional entregue em Santa Izabel do Ivaí
Os novos moradores são beneficiários da modalidade de hipoteca da Cohapar, voltada a famílias de menor renda. Greca lembrou, durante a cerimônia de entrega das chaves, que durante a construção das casas o governo do Estado pagou à Caixa Econômica Federal as prestações devidas, já que para muitas famílias seria impossível pagar um aluguel e a hipoteca. “Em nenhum lugar acontece isso”, afirmou.
O presidente da companhia disse ainda que “as casas da Cohapar são as melhores e mais bem feitas casas do Brasil”, e pediu às famílias que usem seu novo lar voltadas para a virtude, para o bem e para seus filhos. “Sempre que entregamos um novo conjunto nós tornamos mais forte a sociedade brasileira, porque estamos fortalecendo a família. Transformem suas casas no novo endereço da felicidade”, aconselhou. Foram investidos, nas 55 unidades, R$ 722,7 mil.
Dílson José da Silva, que é solteiro e mora com a mãe, Olídia Rosa Batista da Silva (62) e a irmã, Daniele Denise (17), conta que vai mudar com o mais breve possível. A família vive numa casa de madeira antiga e deteriorada, pagando aluguel de R$ 100,00 por mês. “A ansiedade de todos é muito grande”, afirma. “A prestação ficou um pouco maior, mas a casa é nossa. É nova, bem-feita e tem toda infra-estrutura”.
Dílson é vice-presidente da Associação de Moradores do Residencial Santa Izabel do Ivaí II e acompanhou as obras desde o início. “Fotografei cada etapa dessa construção, desde o alicerce. Cada vez que vinha olhar como estava o andamento, eu ficava feliz de ver as casas e saber que outras famílias também estariam tendo a mesma chance que eu”.
O prefeito de Santa Izabel do Ivaí, José do Carmo Lavangnoli, destacou a importância da parceria entre os governos para a área de habitação. “Ao entregar essas chaves, estamos realizando um sonho de cada pai e mãe de família. Isso só é possível graças à parceria com o governo Lula, através da Caixa Econômica Federal, e com o governador Requião e o Rafael Greca, pela Cohapar”.
Para o superintendente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, Sérgio Scramin, a entrega desse empreendimento mostra que mais uma vez o banco cumpre com sua missão de promover a melhoria na qualidade de vida da população. “Em conjunto com o governo estadual e a prefeitura, estamos conseguindo realizar o sonho da casa própria para milhares de famílias paranaenses”.
PREVISÃO - Neste ano, a previsão da Cohapar é de entregar mais 5.883 casas que já estão em construção, e há projetos para início das obras em mais 13 mil unidades.
Em seis anos, a Cohapar construiu 22.569 casas e regularizou 19.752 lotes em todas as cidades do Paraná, beneficiando mais de 180 mil paranaenses.
Fonte: Agência Estadual de Notícias