Postar no X
A onda de calor que atinge todo o Paraná vai durar até domingo (18/1), de acordo com o Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná. As temperaturas mais altas serão registradas no Litoral e poderão chegar a até 40ºC.
Nesta segunda-feira (12/1), Curitiba registrou a tarde mais quente do ano, com 34,7ºC. As temperaturas mais altas do Estado foram registradas em Antonina e Guaraqueçaba (40,5º).
A sequência de dias quentes não é comum para o mês de janeiro no Estado. Em Curitiba, neste ano, a média das temperaturas à tarde tem sido de 29,9ºC. Nos anos anteriores, foi de 27ºC. A Capital, porém, registrou um dia mais quente em 2014, com máxima de 35ºC.
Chuvas Esparsas – O calor é resultado de uma massa de ar quente e úmida que está sobre toda a região Sul do País. No Paraná, os dias já amanhecem com temperaturas elevadas, acima de 19ºC.
“Há presença do sol durante todo o decorrer do dia e as chuvas do fim da tarde são muito rápidas, não conseguem resfriar o ar”, explica o meteorologista do Simepar Reinaldo Kneip.
Nos próximos dias, não haverá mudança significativa na condição da atmosfera. As temperaturas continuarão elevadas, assim como os índices de umidade. Essas características continuam favorecendo a formação de pequenos aglomerados de nuvens que provocam chuvas isoladas, preferencialmente a partir da tarde.
Nesta quarta-feira (14/1), uma frente fria vai ingressar sobre o Rio Grande do Sul, mas, no Paraná, o ar continuará aquecido. A partir da tarde, o forte calor e a maior instabilidade provocam chuvas rápidas e isoladas, com raios.
As temperaturas seguem altas. Em Curitiba, mínima de 19ºC e máxima de 31ºC. Em Paranaguá, a temperatura varia de 23ºC a 34ºC. Em Foz do Iguaçu, de 24ºC a 33ºC. Londrina terá mínima de 20ºC e máxima de 32ºC, mesmas temperaturas de Apucarana. Em Ponta Grossa, a mínima será de 19ºC e a máxima de 30ºC.
Fonte: Agência Estadual de Notícias