Postar no X
Imagine uma instituição que oferece 1.200 vagas para ensino técnico, graduação, especialização, mestrado e doutorado, com possibilidade de ampliar a oferta para mais de 4 mil vagas.
Pois Paranavaí avançou mais um passo na consolidação deste sonho. Foi nessa quinta-feira, durante a visita do reitor do Instituto Federal do Paraná, Alípio dos Santos Leal Neto, que avaliou como promissor o futuro da instituição em Paranavaí. Ele lembrou que tão logo os processos de licitação estejam concluídos, as obras terão início. A expectativa é de que até o segundo semestre de 2009 o bloco didático da unidade local já esteja concluído e pronto para receber os alunos.
Acompanharam o reitor do Instituto Federal, o professor Irapuru Haruo Flórido, da comissão de obras da instituição, e a arquiteta Lucy Nozomi Hayashi Araújo, responsável por dois projetos do Instituto Federal no Paraná – em Umuarama e Telêmaco Borba. Em Paranavaí, o projeto também deve ficar por conta de Lucy, para garantir o mesmo padrão de construção de outras unidades do estado. A comissão foi recebida pelo prefeito Mauricio Yamakawa, por técnicos da Prefeitura e por representantes de entidades parceiras do município na concretização da vinda do Instituto Federal, tais como, Codep e Aciap.
Por aqui, devem ser implantados os cursos técnicos de metalmecânica, manipulação de alimentos e informática. Inicialmente também haverá dois cursos de licenciatura, que devem ser definidos de acordo com a demanda dos municípios da região. Em dois ou três anos, terão início outros cursos de graduação e em etapas serão implantados os cursos de pós-graduação. A idéia é promover debates com a comunidade, professores, secretários de educação dos municípios da Amunpar e Núcleo Regional de Educação, para avaliar as melhores alternativas. Aliás, a inserção na comunidade com participação efetiva da população dentro do instituto, faz parte da proposta pedagógica da nova unidade.
Cursos técnicos
Como destaca o professor Alípio dos Santos Leal Neto, reitor do Instituto Federal do Paraná, os cursos técnicos têm fundamental importância na formação e na capacitação dos profissionais. O principal reflexo disso é o desenvolvimento econômico e social não só do município, mas de toda a região. “A oferta de cursos técnicos faz com que haja aumento na produtividade das empresas, os salários melhoram, há mais investimentos no comércio local, a receita das empresas aumenta e tudo isso gera mais arrecadação para o município”, enfatizou.
O Instituto já está em Paranavaí através do Projeto Escola de Fábrica, visitado pelo reitor e equipe. Exemplo de sucesso na cidade, o projeto está garantido formação técnica a 60 jovens entre 16 e 24 anos. O professor visitou a turma do Curso de operador de máquina industrial do projeto, cujas aulas são oferecidas no Provopar. Ele elogiou as instalações oferecidas aos alunos, reforçando, mais uma vez, a necessidade de haver mão-de-obra especializada para preencher as necessidades do mercado de trabalho. O Provopar é um dos parceiros do Escola de Fábrica, que entre os diferenciais, oferece bolsa-auxílio para os alunos, ou seja, uma ajuda financeira mensal.
Conquista histórica
O prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, disse que a vinda do Instituto Federal para Paranavaí é uma conquista histórica que está cada vez mais próxima de se tornar realidade. “É a concretização do sonho de toda a região, especialmente de nossa cidade.” No que depender dele, Yamakawa afirmou que fará o possível para que as obras comecem e sejam concluídas rapidamente. “Então, vamos alcançar resultados extremamente positivos para nossas crianças e adolescentes, que terão a chance de cursar a educação superior aqui mesmo, em Paranavaí.”
Pedro Persil, gerente da empresa responsável pelos loteamentos onde o Instituto Federal será construído, reforçou a afirmação de que se trata de uma vitória sem precedentes para o município. “Paranavaí conquistou uma medalha de ouro durante a administração do prefeito Mauricio Yamakawa.” Segundo Persil, além da importância para o setor educacional, a vinda do Instituto Federal vai valorizar bairros próximos às futuras instalações da instituição, além de movimentar o comércio de forma geral. A pedra fundamental foi lançada no dia 30 de maio deste ano e nos próximos dias deverá ter início a etapa de terraplanagem para posterior início das obras estruturais, de drenagem e construção dos prédios.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí