
Professores da rede estadual de ensino são capacitados pelo Programa de Desenvolvimento Educacional, resultado da parceria entre duas secretarias estaduais - Educação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – e ainda as universidades e faculdades estaduais, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O programa promove a formação continuada do professor da rede pública estadual de ensino, para aprimorar a qualidade da educação básica, de acordo com as necessidades educacionais e socioculturais da comunidade escolar.
Em seu segundo ano de atuação, o programa envolve 4.800 professores da rede estadual de ensino e cerca de mil professores de instituições públicas de ensino superior (80% das instituições estaduais e 20% das federais).
As universidades e faculdades estaduais envolvidas no programa são a UEL (Londrina), UEM (Maringá), Unioeste (Oeste do Paraná), UEPG (Ponta Grossa), Unicentro (Centro-Oeste), UENP (Norte), Embap (Curitiba), FAP (Curitiba), Fecilcam (Campo Mourão), Fafipa (Paranavaí), Fafipar (Paranaguá) e Fafiuv (União da Vitória). Com recursos do Programa Universidade em Movimento, da Seti, estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões na construção de oito Centros Integrar-PDE, executados em parceria com a Seed.
O programa oferece, a cada ano, 2.400 vagas para o curso de capacitação dos professores, que tem a duração de dois anos, com 1.060 horas/aula, e é voltado para realidade do ensino básico estadual. Além disso, são feitos trabalhos com grupos de professores das escolas da rede estadual e promovida a certificação do curso junto às universidades estaduais.
Fonte: Agência Estadual de Notícias