Postar no X
Em dois meses, a Escola Municipal Edith Ebiner Eckert, localizada na Chácara Jaraguá, em Paranavaí, vai dobrar a capacidade de atendimento e sanar a demanda de estudantes para o jardim II.
As novas salas vão atender uma reivindicação antiga dos moradores, já que alguns estudantes têm aula em uma sala disponibilizada pela Associação de Moradores do bairro, na sede da entidade. O contrato para o início imediato das obras foi assinado na manhã de ontem pelo prefeito em exercício Rubens Felippe e o secretário de Educação Pedro Baraldi.
Para Rubens Felippe, todo espaço físico construído em prol da educação é um grade avanço. “Paranavaí tem trabalhado bastante na área educacional. Duas novas escolas estão sendo construídas e várias outras foram ampliadas”, comentou.
Com a ampliação, a escola terá condições de atender mais quatro turmas. “Os estudantes do bairro não precisarão de transporte até o Sumaré ou às escolas do centro. Eles vão ficar na Chácara Jaraguá mesmo”, disse o secretário de Educação Pedro Baraldi. Fato comemorado pela diretora da escola Lúcia Elisa Araújo “Vamos poder atender a lista de espera”, contou. Presidente da Associação de Moradores da Chácara Jaraguá e da APMI (Associação de Pais e Mestres) da Escola Edith Ebiner, Armando Pires Hernandes está comemorando o início das obras. “Minha filha estuda a 4ª série e outros filhos também estudaram lá. É uma escola de qualidade que vai atender mais crianças, inclusive de bairros próximos.”
Os vereadores Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), Josias Zarelli, César Alexandre e Elpídio Silvestre participaram da assinatura e ressaltaram a importância da obra. “O maior legado de uma administração é o avanço na área educacional”, comentou Zarelli. A instalação do Ifet (Instituto Federal Tecnológico) em Paranavaí também foi mencionado como um grande benefício para a educação do município.
A ampliação da Escola Municipal Edith Ebiner Eckert é mais uma boa notícia para os moradores da Chácara Jaraguá e representa a revitalização que está sendo observada no bairro. Desde setembro do ano passado está sendo construída uma unidade de saúde no bairro, ao lado da escola. As obras estão quase finalizadas. O local terá uma equipe do Programa Saúde da Família – (PSF), que vai atender mais de 2 mil moradores de bairros próximos à Chácara Jaraguá, como: Vila Paris, Vila Rural Nova Vida e Jardim América.
Os recursos para a construção da unidade são proveniente de um Programa de Assistência a Projetos Comunitários, criado pelo Governo Japonês para prestar ajuda humanitária em países em desenvolvimento. O cônsul-geral do Japão no Paraná, Soichi Sato esteve em Paranavaí no mês de setembro para entregar o cheque pessoalmente ao prefeito Mauricio Yamakawa. Foram repassados US$ 83.310 (R$ 162 mil) ao município.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí