Paranavaí está acima da média brasileira na Avaliação Nacional de Alfabetização


  

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no último dia 17 de setembro, os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) referente ao ano de 2014. O teste avaliou a proficiência em leitura, escrita e matemática de quase 2,5 milhões de estudantes do 3º do Ensino Fundamental. Os percentuais alcançados nas escolas de Paranavaí estão acima da média brasileira.

A prova, composta por 17 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, 20 de matemática e três de produção escrita, revelou que 1 em cada 5 alunos avaliados no Brasil não consegue compreender e ler frases corretamente, e que mais da metade das crianças (57,07%) têm conhecimento insuficiente em matemática. Na avaliação da escrita, 34,46% dos estudantes mostraram não ter aprendido o desejado para o seu nível escolar.

Em Paranavaí, mais de 800 alunos participaram da avaliação e alcançaram altos índices: 72,92% nos níveis 3 e 4 (mais elevados) em Leitura, 94,83% nos níveis 4 e 5 em Escrita, e 75,27% nos níveis 3 e 4 de Matemática.

Em entrevista coletiva à imprensa, o Ministro da Educação, Renato Janine, disse que a ANA funciona como um indicador do cenário educacional. Segundo ele, os resultados mostram uma necessidade de evolução nos índices de alfabetização, mas, principalmente nos conhecimentos da matemática. “Em todas as faixas [o resultado] é preocupante, mas onde a preocupação é maior é na matemática”, diz Janine.

Já em Paranavaí, os índices foram bastante comemorados pela Secretaria Municipal de Educação. “Diferente da Provinha Brasil, a ANA é uma avaliação externa, aplicada por agentes externos à rede escolar (o Inep), que recolhe e divulga dados que refletem a situação de todo o sistema de ensino nacional. É uma avaliação muito importante e os nossos resultados mostram que a Educação em Paranavaí vem melhorando ano a ano e as crianças estão recebendo um ensino de alta qualidade, uma formação sólida e eficiente para se tornarem cidadãos com alto nível de conhecimento”, destacou a secretária de Educação do município, Cida Gonçalves.

A diretora de Educação da Seduc, Fátima Ferreira Louro, explicou que “não tínhamos comparativo sobre os índices de escrita, pois esta prova ainda não tinha sido incluída na avaliação em 2013. Mesmo assim, 94,83% de crianças escrevendo com altos níveis de articulação, é um percentual alto e um resultado muito positivo. Na parte de Leitura, as crianças passaram de 58,63% em 2013 para 72,92% em 2014. E na Matemática houve uma evolução de 57,8% para 75,27%”, enfatizou.

Saiba mais sobre a ANA
ANA é a sigla de Avaliação Nacional de Alfabetização, avaliação externa realizada pelo Ministério da Educação com alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de todo o País. A prova é o instrumento do MEC para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), lançado em 2012, que tem como meta a alfabetização plena de todas as crianças até os oito anos de idade, em leitura, escrita e matemática. A ANA foi aplicada pela primeira vez em 2013 e a prova é realizada anualmente, sempre em novembro.

Com os resultados da ANA, espera-se que as redes de ensino e o governo estabeleçam estratégias de melhoria nos processos educacionais, visando o ciclo de alfabetização, que compreende do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A ANA é composta por 40 itens. Além dos cadernos dos questionários para os alunos, a aplicação da ANA inclui questionários para professores e gestores que devem ser respondidos online. O foco desses questionários é coletar informações sobre as condições de infraestrutura, formação de professores, gestão escolar, organização do trabalho pedagógico, entre outras temáticas.

A formulação do material e a aplicação da avaliação são de responsabilidade do Inep. Os itens (questões) das avaliações do Inep são construídos por acadêmicos que atendem às chamadas públicas abertas pelo órgão.

Os resultados da ANA são compilados pelo Inep e divulgados pelas instituições de ensino, município e unidade federativa. Para facilitar a interpretação dos resultados, os dados são divulgados por nível de aprendizado (quatro níveis estabelecidos pelo Inep), nível socioeconômico e capacitação docente.

Os resultados da ANA não compõem o Índice de Desenvolvimento Educação Básica (Ideb). A avaliação é um diagnóstico da aprendizagem apenas das crianças no ciclo de alfabetização.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí / com informações do portal todospelaeducacao.org.br






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