Postar no X
Conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas, da violência, além dos seus direitos e deveres. Esse é o objetivo do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência) desenvolvido nas escolas municipais de Paranavaí há sete anos. Nessa quinta-feira ocorreu a primeira formatura do semestre. Ao todo, 368 alunos de 4ª séries e salas especiais das escolas Elza Caselli, Caic, Getúlio Vargas e Santa Terezinha se formaram.
Nesta sexta-feira, às 8h30, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Carmo ocorre mais uma formatura. Duzentos e setenta alunos das escolas Neusa Pereira Braga, Dácia Figueiredo Fortes, Noêmia Ribeiro do Amaral Ribeiro e Rotary Arenito vão receber os certificados. E no começo de dezembro serão realizadas as formaturas de mais cinco escolas: Maria Shueroff Back (Graciosa), Clemente Niehues (Mandiocaba) Dr. José Vaz de Carvalho (Sumaré) Edith Ebiner e Santos Dumont.
O Proerd funciona da seguinte forma: durante um semestre, uma vez por semana, os alunos recebem orientações sobre os perigos das drogas e da violência. Os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica por meio de oficinas de teatro, música, ações em grupo e apresentação de vídeos. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar do Paraná em parceria com as secretarias de educação da rede de ensino fundamental pública e particular.
Para a diretora do Caic, Luzia Ereno, a maioria das crianças compreende os conteúdos do programa e leva para casa o que aprendeu. “As aulas são ministradas de forma clara e dinâmica. Os estudantes compreendem o valor de não se aproximar das drogas e o mal que isso faz para a saúde deles”, destaca.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí