Postar no X
“Este ato certamente será um divisor na história da educação do Paraná e de Paranavaí, que se consolida como cidade universitária”. A afirmação é do prefeito Rogério Lorenzetti e foi feita durante a cerimônia de inauguração da primeira parte da obra do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranavaí. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais e regionais, entre elas prefeitos da região, vereadores e secretários municipais.
Veja também: Campus do Instituto Federal em Paranavaí será inaugurado nesta sexta-feira
A cerimônia de inauguração aconteceu simultaneamente nos Campi de Telêmaco Borba (de onde foi presidida a cerimônia), Jacarezinho, Paranavaí e Umuarama, com transmissão ao vivo via satélite dos locais dos eventos. A solenidade foi presidida pelo governador do Estado, Orlando Pessuti, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que iria presidir o evento, não pôde voar até Telêmaco Borba devido à problemas climáticos.
“Só estas construções já seriam motivo de grande alegria, mas o IFPR trará mais cursos, formará mão de obra especializada e dará um grande impulso no desenvolvimento de nossa região”, acrescentou Rogério, que ainda parabenizou todos os professores presentes pelo seu dia, comemorado neste 15 de outubro.
Em seu discurso, o prefeito também fez questão de lembrar das pessoas e entidades que colaboraram para viabilizar a instalação do campus do Instituto Federal em Paranavaí. Entre elas, a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), que através dos prefeitos deram suporte político para a viabilização da obra; a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que arcou com as despesas do projeto arquitetônico do bloco; os deputados federais André Vargas e Alex Canziani, que gestionaram junto ao Ministério da Educação; o deputado estadual Teruo Kato, que buscou sensibilizar a Reitoria em Curitiba; o Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep) e Fórum Permanente de Desenvolvimento de Paranavaí, que fez todo o trabalho de pesquisa de campo e o projeto de viabilidade da unidade; os diretórios municipais do PT da região, que também se irmanaram na luta e manifestaram apoio à reivindicação junto ao Governo Lula; e a Prefeitura de Paranavaí, que viabilizou o terreno para obra.
O campus do IFPR em Paranavaí está instalado em uma área de 86 mil m². Esta primeira parte da obra, que consiste no bloco didático, conta com 2.600 m², dos 10 mil previstos para o total da obra, já que futuramente serão construídos outros dois blocos para abrigar laboratórios, setor administrativo, salas temáticas e área desportiva. Atualmente, já estão em andamento no campus os cursos técnicos de eletromecânica, alimentos e informática.
O diretor do campus, professor Gilson de Lima Moraes, ressaltou a importante participação da sociedade civil como um todo para a conquista de mais esta unidade do IFPR. “É uma obra que é fruto do trabalho de todos”, afirmou. “Graças a isso, temos aqui uma instituição com capacidade para mais de 3 mil alunos após sua conclusão. São pessoas que terão acesso a cursos técnicos que atendem a demanda da região e que vão dinamizar o cenário da empregabilidade nas cidades do noroeste”, completou o professor.
Josimara Lisboa, aluna do curso técnico em informática do IFPR campus Paranavaí, também participou da cerimônia e falou de sua experiência como aluna da instituição. Estudante de escola pública durante toda a sua vida, Josimara se viu obrigada a mudar de sua cidade natal, Itaúna do Sul, para dar sequencia aos estudos depois de concluir o ensino médio.
“Hoje, com dois meses de aula, podemos dizer que o IFPR é uma instituição séria, com profissionais competentes, responsáveis e que, assim com nós, estudantes, desejam que daqui saiam profissionais com a melhor qualificação possível”, declarou Josimara. “Agradeço ao presidente Lula por ter se preocupado com a educação, permitindo que pessoas de todas as classes sociais frequentassem um Instituto Federal”, concluiu a aluna.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí