Formação técnica superior de qualidade consolida Paranavaí como polo universitário


  

A formação de qualidade é essencial para um profissional que busca boa colocação no mercado de trabalho. Com a concorrência cada vez mais acirrada, o ensino superior se tornou um requisito básico nos processos de seleção de candidatos às vagas de emprego e Paranavaí está preparada para suprir esta demanda. A educação em nível de graduação cresce a cada ano, consolidando Paranavaí como polo universitário do noroeste do Paraná. As instituições de ensino técnico superior ganham espaço neste cenário.

Ao todo, Paranavaí conta com quatro instituições de ensino superior (Fafipa, Unipar, Fatecie e IFPR) que somam aproximadamente 4.500 acadêmicos. Boa parte destes estudantes está distribuída nos cursos tecnológicos. E a perspectiva é de que este número cresça a partir de 2011, com a abertura de novas turmas no campus de Paranavaí do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e de um novo curso na Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (Fatecie), em 2012. Vale destacar que IFPR e Fatecie oferecem cursos técnicos de nível superior.

De acordo com Gilson de Lima Moraes, diretor geral do IFPR no município, existe uma procura muito grande de pessoas que precisam de qualificação profissional, mas não podem estudar durante o dia, por isso, a instituição abrirá turmas noturnas para os três cursos técnicos oferecidos do IFPR: eletromecânica, informática e alimentos. “Há uma grande demanda e as novas turmas vão permitir que mais pessoas estejam aptas para entrar no mercado de trabalho.”

Além dos cursos de processos gerenciais, marketing, gestão ambiental e sistemas para internet, a Fatecie passará a oferecer formação técnica em recursos humanos. O novo curso terá início em 2012. De acordo com o diretor da Fatecie, Gilmar Oliveira, uma pesquisa de mercado realizada em Paranavaí e municípios da região mostrou a necessidade de capacitação dos profissionais desta área. “Há uma demanda muito grande”. Na avaliação de Oliveira, o profissional de RH capacitado auxilia na execução de uma relação interna mais saudável para a empresa e está apto, por exemplo, a realizar uma entrevista de emprego mais bem sucedida.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto