Estudantes retornam às aulas na rede estadual de ensino


  

Mais de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira (1º/8) para o segundo semestre letivo de 2016, após duas semanas de recesso. As aulas prosseguem até o dia 21 de dezembro. A Secretaria da Educação tomou as medidas necessárias para garantir a normalidade das aulas, organizando transporte escolar, entrega de merenda e distribuição de aulas.

“Trabalhamos constantemente para que nossas escolas tenham o quadro completo de professores e funcionários, bem como a oferta do transporte escolar e a entrega da merenda escolar sem nenhum inconveniente. É evidente que casos pontuais podem acontecer por causa do tamanho da rede, mas sempre estamos buscando garantir a qualidade de ensino aos nossos estudantes”, explicou a secretária da Educação, professora Ana Seres.

No Colégio Estadual Barão do Rio Branco, em Curitiba, o clima entre os alunos foi de alegria por rever os amigos. Segundo o diretor do colégio, Pedro Billo, a unidade está em ordem para atender alunos e comunidade escolar. “As expectativas são boas para o segundo semestre. Depois de dois dias de formação da semana passada, na Semana Pedagógica, professores e funcionários estão animados. Tivemos atividades que foram uma injeção de ânimo para esta etapa”, disse o diretor. Ele afirmou que está tudo dentro da normalidade em relação à equipe de profissionais e ao estoque de merenda escolar na unidade.

A ansiedade tomou conta da estudante do segundo ano do ensino médio, Juliana Cruz, 16 anos. Ela contava os dias para o retorno às aulas. “A escola é parte da nossa vida. Dá saudades dos amigos, dos professores e de estudar”, disse a jovem, que adora a disciplina de língua portuguesa e espera que o segundo semestre seja tranquilo.

Maria Cristina de Souza acompanhou seus dois filhos, Cristina e João Francisco, neste primeiro dia de retorno ao colégio. “Uma boa escola é quando o aluno se sente à vontade, como neste colégio, que é organizado, tem bons professores, dedicados”, comentou a mãe. Ela entende que é preciso existir uma boa relação entre a família e a instituição de ensino. “A escola precisa conhecer a vida do aluno, da família. E a família tem que acompanhar o aluno. Eu venho à escola, falo com os professores, conheço o sistema de avaliação, vejo os cadernos dos meus filhos”, disse.

Tem Ação - Esse envolvimento da família na vida escolar está, inclusive, previsto no Programa Minha Escola Tem Ação (META), da Secretaria de Estado da Educação, que busca reduzir os índices de evasão e reprovação. “A melhoria da educação passa por uma boa gestão escolar. E para uma boa gestão, o diretor precisa do apoio e do envolvimento da comunidade. A participação de todos é fundamental”, esclarece a secretária professora Ana Seres.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto