Postar no X
Foi aprovado no final da tarde de hoje, 4/6, o projeto de Lei nº 144/2013, de autoria do governador Beto Richa, que indicava a instalação da sede da Unespar em Paranavaí. Por telefone, o prefeito Rogério Lorenzetti, que acompanhou a votação na Assembléia Legislativa em Curitiba, comemorou o resultado e destacou a importância da decisão tomada pelos deputados estaduais.
Veja também: Sede da Unespar em Paranavaí leva desenvolvimento ao Interior
“Esta decisão foi muito acertada e reflete a valorização do interior do Paraná e de suas potencialidades. A decisão da nossa administração municipal de se dispor para sediar a Reitoria da Unespar, assumindo parte do custeio administrativo, pesou favoravelmente. Isto foi visto como uma atitude audaciosa do município e levou os deputados a acatarem à indicação do governador”, avaliou Rogério.
O prefeito destacou ainda o apoio do governador Beto Richa e do deputado estadual Antônio Teruo Kato como fatores de peso na aprovação do projeto de lei. “O governador foi o maior cabo eleitoral a favor da instalação da sede da Unespar em Paranavaí. Este apoio e indicação foram extremamente importantes neste momento. Assim como a atuação do deputado Teruo, que teve papel fundamental na articulação de apoio de outros deputados dentro da Assembleia. Muitos companheiros nos procuraram logo após a votação para destacar que a atuação do Teruo pesou para que eles votassem a favor do projeto”, frisou.
Lorenzetti reiterou a ideia de que a instalação da Reitoria em Paranavaí será indutora de desenvolvimento para a região. “Com mais cursos, mais pessoas serão atraídas para o município e para a região. A pesquisa científica será fomentada e haverá qualificação de mão de obra. Essa iniciativa do governador Beto Richa fortalece o interior e tem reflexos no fortalecimento de toda a região”, concluiu.
Uma caravana de Paranavaí formada por acadêmicos, lideranças classistas e políticas de praticamente todas as cidades que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) foram até Curitiba acompanhar a votação na ALEP.
O presidente da Amunpar, Cláudio Golemba (prefeito de Alto Paraná) havia se manifestado na Sessão Plenária da última segunda-feira (3), também a favor da sede da Unespar em Paranavaí. “Vivemos num mundo globalizado, interligado, em que não vê dificuldades de acesso dos demais campi à cidade de Paranavaí. O Governo está demonstrando uma visão estratégica, que valoriza o interior do estado”, frisou.
Criada ainda em 2001, pela Lei estadual nº 13.283, a Unespar reúne oito faculdades estaduais que ainda não faziam parte de nenhuma das outras seis universidades mantidas pelo Governo do Estado. Com 67 cursos de graduação, cerca de 800 professores e aproximadamente 13 mil alunos, a Unespar é composta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Escola Superior de Segurança Pública (Academia do Guatupê); Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí