Credenciamento da Unespar está na última fase


  

A Comissão de Avaliação Externa, responsável pela análise da documentação de criação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi constituída na quinta-feira (15). A nova instituição é formada por sete faculdades e pela Academia Policial Militar do Guatupê. Esta é a última etapa a cargo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para o credenciamento da universidade pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná.

Os peritos têm 90 dias para analisar o processo de criação. Estão previstas visitas às instalações das unidades de ensino em fevereiro, e análise da qualificação de docentes, técnicos e pessoal administrativo. Os peritos também podem propor sugestões.

Os relatórios das vistorias e da documentação serão encaminhados ao conselho. De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e reitor pro tempore da Unespar, Alípio Leal, o cronograma estabelecido no começo do ano foi cumprido sem atrasos.

Diferencial – “A Unespar terá a característica de ser multicampi e multiregional e excelência na formação de profissionais para o ensino”, afirma o coordenador de Ensino Superior da secretaria, Mário Cândido de Athaide Junior. O vice-reitor da Unespar, Marco Aurélio Visintin, destacou que foi feito tudo o que era necessário para o credenciamento da nova universidade.

Os peritos da Comissão de Avaliação Externa são o doutor em história e professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Erneldo Schallenberger; o doutor em histologia e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Luiz Carlos Bruschi; e o doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Vítor Luiz Sordi. O coordenador de Ensino Superior, doutor em linguística, Mário Cândido de Athaíde Júnior, e a coordenadora de Ciência e Tecnologia, doutora em educação, Sueli Édi Rufini foram designados pela secretaria para acompanhar o trabalho dos peritos.

A sétima universidade estadual paranaense é constituída pelas faculdades estaduais de Apucarana (Fecea), Paranavaí (Fafipa), Campo Mourão (Fecilcam), União da Vitória (Fafiuv) e Paranaguá (Fafipar), além da Escola de Música e Belas Artes (Embap) e a Faculdade de Artes do Paraná (FAP), em Curitiba, e da Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana da capital. Foi criada pela lei estadual 13.283, de 25 de outubro de 2001, mas não foi credenciada.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto