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Diagnóstico do Perfil do Consumidor em Paranavaí, divulgado pelo Sebrae/PR e Sicredi nesta quarta-feira, dia 24, revela que o item vitrine é o mais observado pelos consumidores da cidade, na hora da compra.
Vitrine chamativa, loja limpa e bem arrumada, identificação e uniforme para os funcionários, estacionamento garantido, fachada atraente, boa iluminação e pintura em dia são sinônimos de venda. Pesquisa sobre o perfil do consumidor, realizada pelo Sebrae/PR e pelo Sicredi, em Paranavaí e divulgada nesta quarta-feira, dia 24, confirma a importância dada pelos consumidores a esses itens, na hora da compra.
O Diagnóstico do Perfil do Consumidor de Paranavaí ouviu 647 consumidores do município, acima de 15 anos e espalhados por todas as regiões da cidade, entre junho e julho deste ano. De acordo com a pesquisa, o item vitrine foi apontado por 30,6% dos entrevistados como um dos mais observados ao chegar num estabelecimento comercial, seguido de: limpeza da loja (19,5%); arrumação da loja (12,9%); crachá (12,9%); uniforme dos funcionários (7%); estacionamento (5,4%); fachada (5,4%); iluminação (5,4%) e pintura (1%).
A pesquisa mostra também que os itens vitrine, crachá, uniforme e pintura são mais observados pelas consumidoras. Enquanto que os homens ficam mais atentos à limpeza da loja e arrumação, ao estacionamento, à fachada e à iluminação. "Uma loja bem organizada, com uma boa gestão, pode fazer a diferença e ter aumento de vendas. O estudo mostra que o consumidor está atento e que a venda depende de uma série de fatores", comenta o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva.
Para o gerente regional do Sebrae/PR, o atendimento, muitas vezes, é considerado mais pelo consumidor que o próprio preço do produto, constatação verificada na pesquisa. Quando questionados sobre o que pode melhorar no comércio de Paranavaí, 27,3% dos consumidores entrevistados apontaram o atendimento; 17,2%, o preço; 11%, o estacionamento; 8,9%, a entrega; 8,4%, a variedade; 7%, o horário de atendimento; 5,8%, as condições de pagamento; 5,7%, a qualidade dos produtos; 5,5%, as promoções; e 2,2%, as instalações.
Os consumidores e consumidoras de Paranavaí pensam diferente quando o assunto é eleger as melhorias no comércio. De acordo com a pesquisa, as mulheres (51,1%) se importam mais que os homens (48,9%) com o atendimento. O preço é levado mais em conta pelos homens (52,1%) que pelas mulheres (47,9%). O estacionamento é uma preocupação maior entre os homens (58,5%) que entre as mulheres (41,5%). Já as condições de pagamento são ponderadas mais pelas mulheres (54%) que pelos homens (46%).
Ferramenta
Luiz Carlos da Silva disse, durante o café da manhã na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), que a pesquisa, que será disponibilizada aos empresários, é uma ferramenta importante para melhorar o comércio da cidade. "Aliada a programas como o VarejoMAIS, tem tudo para ser um importante instrumento para impulsionar vendas." O VarejoMAIS - Mais Vendas, Mais Competitividade é um programa do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio voltado para o comércio varejista e oferecido em cerca de 100 municípios do Paraná em 2008.
"O VarejoMAIS trabalha soluções para tornar o comércio do Paraná mais forte e competitivo. Os comerciantes têm a oportunidade de identificar possíveis falhas no seu negócio e trabalhar para que sejam solucionadas. Aprendem, por exemplo, como melhorar a gestão e ampliar a carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes", assinala o gerente regional do Sebrae/PR.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná