Consumidores optam pelo comércio eletrônico


  

Pesquisa que traça o perfil do consumidor de Paranavaí mostra que compras também estão vinculadas à comodidade, variedade e preço.

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As compras pela internet também avançam em Paranavaí, a exemplo do que ocorre em Maringá e demais municípios do noroeste do Paraná. O Diagnóstico do Perfil do Consumidor de Paranavaí, divulgado nesta quarta-feira, dia 24, durante café da manhã na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), mostra que 14,7% dos consumidores do município fazem compras pela rede mundial de computadores.

Livros e revistas continuam sendo os produtos mais adquiridos, com o índice de 42,1%, seguidos dos eletrônicos (40%); CDs e DVDs (36,8%) e eletrodomésticos (17,8%). Comodidade, variedade e preço são as principais alegações dos entrevistados para justificar a opção pelo comércio eletrônico. Os homens (63%) de Paranavaí mostram-se mais receptivos às compras pela internet que as mulheres (36,8%).

Assim como as compras feitas fora da cidade, no comércio eletrônico, quanto maior a renda maior é o índice de compras pela internet. Dentre os consumidores com renda entre seis e dez salários mínimos, 32,2% disseram comprar por meio do computadores. Já os consumidores com renda entre três e cinco mínimos, 18,7% informaram comprar pela internet.

"O comércio eletrônico tem registrado, no Brasil, uma taxa de crescimento que varia entre 40% e 45% ao ano. Somente em 2007, o setor movimentou R$ 6,5 bilhões, excluindo-se as compras provocadas pelos setores de turismo, de leilões e de automóveis, estimadas em R$ 100 bilhões no ano passado. O comércio é formado na sua maioria por micro e pequenas empresas que precisam entrar nesse mercado e acompanhar esse comportamento cada vez mais comum dos consumidores", avalia Luiz Carlos da Silva, gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias no Paraná






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