Postar no X
Discutir os principais assuntos de cada bairro de Paranavaí. Esta é a proposta do projeto “Espaço da Comunidade”, que teve a primeira edição na última terça-feira para os moradores do Jardim Simone 1, 2 e 3.
Sobre as vias não-pavimentadas do bairro, Yamakawa explicou como funciona a proposta do asfalto comunitário. “Os moradores se reúnem diretamente com as empreiteiras para discutir o menor preço. A prefeitura acompanha e fiscaliza a obra”, disse. Yamakawa ainda comentou sobre a lei municipal, que hoje exige dos novos loteamentos a construção de galerias e asfalto antes da comercialização dos terrenos.
No próximo ano, os moradores daqueles bairros terão acesso a uma nova unidade de saúde. Trata-se do projeto em construção no jardim Campo Belo, ao lado do Simone. O novo posto, que está com as obras avançadas, terá 400 metros de área construída, seguindo as normas previstas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), leia-se o número de salas adequado, banheiros para pessoas com deficiência e todos os requisitos de acessibilidade, por exemplo.
O prefeito comentou sobre a possibilidade da Prefeitura firmar parceria com o Curso de Enfermagem da Unipar para gerenciar a nova unidade de saúde. Mauricio Yamakawa avaliou positivamente a primeira edição. “O número de moradores participantes me chamou atenção. Mostra que as pessoas estão conscientes”, avaliou.
A reunião também contou com a presença de vários presidentes de associações de bairros. A presidente da Associação de Moradores dos jardins Simone 1, 2 e 3, Aparecida de Melo Ravagnani agradeceu a participação dos moradores, que fizeram perguntas e colaboraram efetivamente na primeira edição do projeto.
O tenente Ricardo César Gral, do 8º Batalhão de Polícia Militar, pediu a colaboração de todos nas denúncias. O prefeito ainda mencionou o avanço no combate a violência com a instituição da Lei Seca na cidade.
Eduardo Dal Prá representou o Rotary Moema na reunião e informou aos moradores sobre a construção de um centro de integração comunitária no bairro. O local deverá começar a ser construído na segunda quinzena de janeiro. O centro vai oferecer atividades de contraturno para as crianças do bairro de 6 até 14 anos. De acordo com Dal Prá, 11 computadores já foram adquiridos para as aulas de informática.
Durante a reunião, os riscos de uma epidemia de Dengue também foram mencionados. Randal Fadel, do Controle de Endemias da Vigilância Comunitária, fez uma alerta aos moradores, pedindo a colaboração de todos na luta contra o Aedes aegypti.
A Secretaria de Desenvolvimento Social – Diretoria de Desenvolvimento Comunitária – já fechou o cronograma do projeto “Espaço da Comunidade” para os meses de fevereiro e janeiro de 2008.
Dia 12 de fevereiro - Zona Leste
Dia 26 de fevereiro – Vila City
Dia 11 de março - Jardim Ipê
Dia 25 de março – Jardim Campo Belo
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí