Postar no X
A partir desta sexta-feira, Paranavaí ganha um importante benefício para a qualidade de vida dos moradores.
Os dez aparelhos que ficarão a disposição da comunidade são feitos de ferro e desenvolvidos especialmente para a prática de exercícios físicos da terceira idade. Para auxiliar os moradores a utilizarem os equipamentos de forma correta, profissionais e estagiários de educação física vão ficar no local de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 19h. A partir desta sexta-feira os equipamentos já poderão ser utilizados.
Simone Garcia, assessora de esportes e rendimento da Fespar e coordenadora técnica da Apamai (Associação Paranavaí Maior Idade)/Vida Ativa conta que aproximadamente 900 idosos participam do projeto, incluindo os distritos. Simone comenta que os exercícios nos equipamentos da ATI vão complementar as atividades já realizadas com os participantes na cidade. “Se o idoso fez uma cirurgia e por recomendação médica tem de fazer fisioterapia e exercícios voltados para a terceira idade, os equipamentos da ATI são indicados”, destaca.
Ela ressalta que por serem adaptados a terceira idade, os equipamentos não são utilizados para criar massa muscular e sim fortalecer a musculatura. Simone conta que um dos aparelhos exercita o joelho, a coluna e o quadríceps, amenizando problemas de coluna e osteoporose. A coordenadora faz um alerta à população. “Os moradores, comerciantes e estudantes próximos a Praça precisam fiscalizar e ajudar a coibir ações de vandalismo no local. Os aparelhos são em prol da qualidade de vida da população.”
Débora Amaral Duarte, diretora de planejamento urbano da prefeitura, conta que a escolha da Praça da Xícara para receber a primeira ATI esteve centrada na localização. “A Praça fica na região central, num local de fácil acesso e tranqüilo. Além de proporcionar o resgate histórico de uma das principais praças da cidade”, salienta.
No local, tudo já está praticamente pronto para a inauguração. A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura já lavou nesta semana a praça e numa parceria com o Colégio Nobel, o local vai receber pintura. O diretor do Colégio, Cláudio Aparecido Souza conta que a parceria também vai incluir a segurança, já que o guarda da instituição vai colaborar e acionar a Polícia para qualquer eventualidade constadada na praça especialmente no período da noite.
De acordo com Cláudio, a parceria com a prefeitura é uma forma de manter a praça bem cuidada, o que consequentemente reflete na imagem do colégio. “Com a praça bem freqüentada e iluminada inibe maus comportamentos e atrai cada vez mais pessoas para visitar o local e utilizar a ATI”, comenta.
Desenvolvidas com tecnologia chinesa para estimular a prática de exercícios físicos, especialmente para os idosos, as Academias da Terceira Idade têm sido levadas para várias cidades. Em Maringá hoje existem 21, em Sarandi já foi inaugurada a primeira e em breve a cidade terá a segunda unidade. Marialva, Nova Esperança também já contam com o benefício.
O projeto da Prefeitura de Paranavaí conta com a parceria do Sistema Prever, que também mantém parceria com outras cidades. Na avaliação de Reginaldo Czezacki, diretor da empresa, a ATI é um projeto válido não só para os idosos como para toda a comunidade. “Nós, do Prever, acreditamos no trabalho das Academias da Terceira Idade.”
Questionado sobre o motivo que levou o Prever a formalizar a parceria com a prefeitura e inaugurar a primeira ATI em Paranavaí, Czezacki é categórico: “Somos concessionários do serviço público na cidade, temos prestação de serviço e estamos investindo em Paranavaí. Esta é uma forma de retribuir à população a credibilidade e a confiança no Sistema Prever.”
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí