Postar no X
Pedagoga aposentada, Madeleide Arnaut dos Santos, decidiu unir as suas principais habilidades, que são a prática do ensino e as técnicas artesanais, para desenvolver uma nova atividade. Antes de iniciar o empreendimento, porém, ela buscou atendimento na quinta edição da Semana do Microempreendedor Individual, que aconteceu em Maringá e em mais de 60 cidades do Paraná, de 1º a 5 de julho, para conquistar a formalização.
“Estou com expectativas muito positivas porque, com a legalização, vou conseguir ministrar aulas de artesanato em projetos da Prefeitura. Se der certo, penso em ampliar minha atuação em outras instituições e ainda fazer peças artesanais para vender”, afirma. A artesã conta que sempre atuou como professora em escolas do município e, ao se aposentar, percebeu que poderia desenvolver outra atividade para não ficar parada.
“Já ensinei técnicas artesanais para muitas colegas e amigas, mas fazia isso de graça e informalmente. Agora, pretendo transformar essa atividade em empreendimento e a categoria de microempreendedor individual me pareceu vantajosa, já que são poucos curtos e muitos benefícios. Recebi ótimo atendimento no Sebrae/PR e, agora, vou sair à luta”, comentou.
Madeleide dos Santos é uma das centenas de pessoas que foram atendidas no Paraná, durante a programação da Semana do Microempreendedor Individual. A iniciativa, do Sebrae Nacional, foi realizada simultaneamente em todo o País e, somente na região noroeste do Estado, a mobilização atendeu mais de mil empreendedores individuais, distribuídos em 15 municípios.
Maringá atingiu mais de 500 empreendedores. Na região, a Semana também foi realizada em Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Santa Fé, Astorga, Colorado, Mandaguaçu, Paiçandu, Nova Esperança, Marialva, Cianorte, Paraíso do Norte, Nova Londrina e Goioerê.
Vânia Paula Claus, consultora do Sebrae/PR, afirma que a busca por orientações foi intensa em toda a região. “Os escritórios do Sebrae/PR de Umuarama e de Campo Mourão prestaram mais de 150 atendimentos cada. Já em Maringá e Paranavaí, foram 540 e 85 atendidos, respectivamente”, informou.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, durante os atendimentos foram realizadas muitas formalizações. A entidade também recebeu muitos empreendedores já legalizados que estavam interessados em sanar dúvidas sobre gestão empresarial e sobre direitos e deveres. “O número de formalizações na região tem aumentado gradativamente, o que é muito vantajoso não só para os empresários, mas também para os municípios”, frisou.
Vânia Claus destaca ainda a importância de disseminar continuamente essa nova categoria empresarial a fim de que mais pessoas possam conquistar a “cidadania empresarial”, obtendo mais chances de crescimento. “É importante ressaltar que o Sebrae/PR permanece disponível, durante todo o ano, para auxiliar o processo de formalização dos microempreendedores individuais”, reforçou.
Em Maringá, por exemplo, toda terça-feira, às 14h30, e quinta-feira, às 9h30, Sebrae/PR promove palestras destinadas à categoria. Nos escritórios de Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão também há programação continuada. O microempreendedor individual pode ainda buscar atendimento em Pontos de Atendimento do Sebrae/PR, localizados em Nova Esperança, Colorado, Astorga, Goioerê e Ubiratã, ou em Salas do Empreendedor.
Números
Atualmente, mais de 3 milhões de pessoas já se formalizaram no Brasil. O Sebrae estima que, até 2014, serão cerca de 4 milhões. O Paraná conta com cerca de 150 mil microempreendedores individuais, número que corresponde ao período de setembro de 2009, quando o Portal do Empreendedor passou a operar oficialmente no Estado, até junho de 2013.
Desse total, mais de 10 mil empreendedores estão distribuídos nas quatro principais cidades da região noroeste do Paraná. Dentre elas estão Maringá, com cerca de 5.600 empreendedores individuais; Paranavaí, com 1.730; Campo Mourão, com cerca de 1.700 formalizados; e Umuarama, com mais de 1.400 legalizados.
Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no 0800 570 0800, ou acessar www.sebraepr.com.br. Em Maringá, o escritório da entidade fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, telefone (44) 3220-3474; em Campo Mourão, localiza-se na Rua Santa Cruz, nº 1.085, telefone (44) 3523-2500; em Paranavaí, o endereço é a Rua Souza Naves, nº 935, telefone (44) 3423-2865; e em Umuarama, a entidade situa-se na Avenida Brasil, nº 3.404, telefone (44) 3622-7028.
Fonte: Assessoria de Imprensa Regional Noroeste do Sebrae